Lista de patriarcas da Igreja Greco-Católica Melquita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Patriarca Melquita)
Gregorio III, durante uma viagem à Itália, em setembro de 2006

O Patriarca Greco-Melquita de Antioquia e de todo o Oriente, Alexandria e Jerusalém existe desde 1724, data em que parte dos cristãos melquitas, que não tinham um status unilateral de comunhão com a Igreja Católica ou Ortodoxa, declarou comunhão visível com a Igreja Católica, constituindo assim a Igreja Greco-Católica Melquita. À princípio, o título do Patriarca Melquita Católico compreendia apenas a região de Antioquia. As sedes de Alexandria e Jerusalém foram agregadas em 1838 ao título do Patriarca Máximo III Mazloum pelo Papa Gregório XVI, como título pessoal, mas a partir daí os sucessores de Máximo III passaram a adotar as três sedes.

Numa certa visão histórica, a data de 1724 não indicaria o surgimento de patriarcas de uma nova igreja, mas somente a sucessão natural da linhagem dos patriarcas da Igreja de Antioquia, que começou com São Pedro. Isso decorre do fato de que o primeiro Patriarca Melquita, Cirilo VI, foi eleito pelo Santo Sínodo antioqueno de forma legítima. O que aconteceu em seguida foi a não-aceitação de sua eleição pelo então Patriarca de Constantinopla, Jeremias III, que não tolerou sua posição pró-Ocidente e nomeou um novo Patriarca para a sede antioquena: o monge Silvestre de Chipre. Cinco anos mais tarde, o Papa de Roma anunciou que o patriarca legítimo era Cirilo VI e recebeu os melquitas na comunhão da Igreja Católica.

Vários Patriarcas melquitas juraram, em caso de que aconteça, durante seu respectivo patriarcado, a plena comunhão da Igreja Antioquena com o Papa, renunciar ao seu governo em prol do daquele que tiver sido imediatamente antes o patriarca ortodoxo antioqueno.

Seu atual Patriarca é Youssef I Absi, eleito no dia 21 de junho de 2017.[1]

Lista dos Patriarcas melquitas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.