Paul Dana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paul Dana
Informações pessoais
Nome completo Paul Dana
Nacionalidade norte-americano
Nascimento 15 de abril de 1975
St. Louis, Missouri
Morte 26 de março de 2006 (30 anos)
Homestead, Flórida
Registros na IndyCar Series
Temporadas 2005–2006
Equipes 2 (Hemelgarn e Rahal-Letterman)
Corridas 4
Títulos 0 (27º em 2005)
Vitórias 0
Pódios 0
Pontos 50
Pole positions 0
Voltas mais rápidas 0
Primeira corrida Estados Unidos GP de Homestead, 2005
Última corrida Estados Unidos GP de Homestead, 2006 (faleceu nos treinos)

Paul Dana (St. Louis, 15 de abril de 1975 - Homestead, 26 de março de 2006) foi um automobilista norte-americano.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Formado em jornalismo, Dana (que antes de correr trabalhou como mecânico, instrutor de direção e repórter das revistas Autoweek e Sports Illustrated) iniciou sua carreira no automobilismo em 1998, aos 23 anos de idade, disputando a Barber Dodge Pro Series.

Após passagens nas Fórmulas Ford 2000 e 3, passa a disputar a Infiniti Pro Series (nova denominação da Indy Lights, adotada em 2002). Logo em seu primeiro ano, conseguiu terminar em 9º lugar no campeonato, fazendo 7 corridas pela Kenn Hardley Racing e 5 corridas pela Brian Stewart Racing. Em 2004, muda-se para a Hemelgarn, onde conquistou o vice-campeonato da categoria, mas não consegue vaga para disputar a temporada 2005 da IndyCar em tempo integral.

Sua estreia na Indy foi pela mesma Hemelgarn, estreando no GP de Homestead, ficando em décimo lugar. Participa ainda das etapas de Phoenix e Motegi, porém não se destaca em ambas. Dana ainda perdeu a chance de correr as 500 Milhas de Indianápolis pela Rahal-Letterman, devido a um acidente nos treinos, tendo sofrido uma lesão na coluna. Em seu lugar, correu Jimmy Kite.

Morte[editar | editar código-fonte]

Recuperado, Paul Dana voltaria à Rahal-Letterman para disputar a temporada 2006 da IndyCar, tendo como companheiros Danica Patrick e Buddy Rice. Durante o warm-up para as 300 Milhas de Homestead, Ed Carpenter (Vision) tem um problema de pneu e bate, ficando com o carro atravessado na pista. Outros pilotos desviaram, mas Dana, atingido por um detrito, não consegue e bate violentamente no Dallara-Honda #20. A telemetria indicou que a velocidade da batida foi de 283 km/h. Levado ao hospital, o piloto veio a falecer em decorrência dos ferimentos, aos 30 anos de idade[1].

Em homenagem ao ex-companheiro de equipe, Danica Patrick e Buddy Rice optaram em não participar da corrida. No dia seguinte, o apresentador David Letterman, sócio de Bobby Rahal no time, lamentou o acidente e mandou condolências aos familiares do piloto, que foi substituído por Jeff Simmons. Apesar da morte, Dana, que largaria em 9º lugar na etapa de Homestead, ainda foi classificado em 40º na classificação geral, com 6 pontos.

Referências

  1. «Morre o piloto americano Paul Dana». UOL Esporte. 26 de março de 2006