Paul Percy Harris

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Paul Harris
1º Presidente do Rotary International
Mandato 1910-1912
Antecessor(a) -
Sucessor(a) Glenn C. Mead
Vida
Nome completo Paul Percy Harris
Nascimento 19 de abril de 1868
Racine, Wisconsin
Morte 27 de janeiro de 1947 (78 anos)
Chicago, Illinois
Nacionalidade Povo dos Estados Unidos norte-americano(a)
Dados pessoais
Alma mater Universidade Princeton
Cônjuge Jean Thomson
Profissão Advogado

Paul Percy Harris (Racine, Wisconsin, 19 de abril de 1868Chicago, Illinois 27 de janeiro de 1947) foi um advogado estadunidense, fundador do primeiro Rotary Club e primeiro presidente do Rotary International [1] .

História[editar | editar código-fonte]

Filho de pais de vida pouco regrada, Paul Percy Harris foi criado por seus avós paternos, Harold e Pamela. Criança e jovem travesso, era o terror da pacata cidade de Wallingford, Vermont e acabou expulso de duas escolas superiores.

Entretanto, a austeridade, a compreensão, a bondade e a tolerância de seus avós, bem como a confiança que seu primeiro patrão nele depositou, pesaram em muito na mudança de comportamento daquele que fundou e desenvolveu o que se tornaria maior entidade particular de serviço social do mundo. Em 1891, formou-se em Direito e decidiu passar os cinco anos seguintes conhecendo os Estados Unidos. Trabalhou como repórter, cowboy, professor na Los Angeles School of Business, porteiro de hotel, vendedor de granito e marinheiro [2] . Em 1896, estabeleceu-se em Chicago e em pouco tempo tornou-se um advogado conhecido.

Criação do Rotary[editar | editar código-fonte]

Uma noite Paul Harris, foi jantar com um colega do escritório, e de uma caminhada que fizeram após o jantar surgiu a ideia do que se tornaria o Rotary.

Naquele passeio seu amigo parou em vários estabelecimentos comerciais para cumprimentar os proprietários e lhes apresentar Paul. O fato de que os clientes de seu anfitrião haviam se transformado em amigos entrou na mente de Paul Harris e nunca mais saiu. O Rotary foi criado cinco anos mais tarde como um clube onde relacionamentos profissionais pudessem ser transformados em amizade [3] . A primeira reunião ocorreu na sala 711 do Edifício Unity, em Chicago, composta dos quatro fundadores: Paul Harris, Silvester Schiele, Hiram Shorey e Gustavus Loehr.

Quando criança, Paul Harris estudara em escolas de elite, onde os alunos tinham pouca ou nenhuma preocupação com dinheiro. Mas ao cursar de direito no estado de Iowa conheceu colegas mais velhos que haviam trabalhado duro para poder pagar seus estudos. Possivelmente, este contato impressionou Paul Harris pois os primeiros Rotary Clubes eram formados por homens de negócio que conquistaram o que tinham por seu próprio esforço, os self-made men.

Paul Harris também é o nome dado ao título de conhecimento mais importante concedido pelo Rotary International.

Vida familiar[editar | editar código-fonte]

Paul Harris, casou-se com Jean Thomson, natural de Edimburgo, Escócia, em 1910. O casal não teve filhos e permaneceram casados até o falecimento de Paul. Jean faleceu em 1963, em sua cidade natal [1] .

Reconhecimento[editar | editar código-fonte]

Após a fundação do primeiro Rotary Club em Chicago, o advogado tornou-se, marido exemplar, cidadão do mundo, conheceu os cinco continentes, recebeu honrarias de reis e presidentes e tornou seu nome sinônimo do que de mais valor herdara de seu avô: a tolerância.

Referências

  1. a b Revista Brasil Rotário. Paul P. Harris. Visitado em 22 de outubro de 2010.
  2. Rotary Club de Salto. Paul Percy Harris, fundador do Rotary International. Visitado em 22 de outubro de 2010.
  3. Rotary International. A vida de Paul Harris. Visitado em 22 de outubro de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]