Paul Reynaud

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Paul Reynaud
Paul Reynaud
Primeiro-ministro Flag of France.svg França
Mandato 21 de Março de 1940

até 16 de Junho de 1940

Antecessor(a) Édouard Daladier
Sucessor(a) Philippe Pétain
Vida
Nascimento 15 de Outubro de 1878
Barcelonnette
Morte 21 de Setembro de 1966
Neuilly-sur-Seine
linkWP:PPO#França

Paul Reynaud (Barcelonnette, Basses-Alpes, 15 de Outubro de 1878 - Neuilly-sur-Seine, Seine, 21 de Setembro de 1966) foi um político francês. Ocupou o cargo de primeiro-ministro da França, entre 21 de Março de 1940 e 16 de Junho de 1940.

Ligado à direita moderada, foi várias vezes ministro da Terceira República. Ministro das Finanças em 1938, no governo de Édouard Daladier, em seguida foi presidente do Conselho de Ministros, de 22 de março a 17 de junho de 1940, função que acumulou com a de ministro das Relações Exteriores e depois, com a de Ministro da Guerra. Após a debacle de junho de 1940, Paul Reynaud, em desacordo com os principais membros do governo e responsáveis militares quanto à conduta a adotar, pede demissão, sendo substituído pelo marechal Pétain, que assinará o armistício com a Alemanha. Durante seu mandato, foi defensor ferrenho da guerra móvel blindada, mas isso quase não foi posto em prática pois a maioria dos comandantes do exército francês na época defendiam a guerra de trincheiras.

Precedido por
Édouard Daladier
Primeiro-ministro da França
1940
Sucedido por
Philippe Pétain
Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre França é um esboço relacionado ao Projeto Europa. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.