Paul Wall

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Paul Wall
Paul Wall.jpg
Informação geral
Nome completo Paul William Slayton
Nascimento 30 de março de 1980 (34 anos)
Origem Houston, Texas
País  Estados Unidos
Gênero(s) Hip hop
Instrumento(s) vocal
Período em atividade 1998 - atualmente
Gravadora(s) Swishahouse/Asylum
Afiliação(ões) Michael 5000 Watts, Expensive Taste, Chamillionaire
Página oficial grillsbypaulwall.com

Paul William Slayton, conhecido como Paul Wall, (Houston, Texas, 30 de março de 1980 [1] ) é um rapper, DJ, promotor e joalheiro americano. Ele é um dos rappers da raça branca mais bem sucedido do sul dos Estados Unidos. O rapper é afiliado à Swishahouse Records, antiga Swisha Blast Records. Paul se graduou no Colégio Jersey Village[2] e estudou comunicação de massa na Universidade de Houston durante três anos[3] . Paul Wall também é conhecido por "Iceman".

História[editar | editar código-fonte]

Início de carreira[editar | editar código-fonte]

Amigo de longa data de Chamillionaire, Paul Wall teve como primeira gravadora a Swishahouse. A sua entrada, juntamente com Chamillionaire, deve-se ao fato de terem impressionado Michael '5000' Watts, dono da gravadora, em freestyles e maquetes feitas por ambos. Quando conquistou o seu espaço na gravadora, rapidamente atingiu uma grande notoriedade e respeito nas ruas. Vendo o êxito que tinham as mixtapes em que participava, as vendas que proporcionava e a fraca compensação que recebia, acaba por abandonar, acompanhado por Chamillionaire, a Swishahouse.

Formaram os The Color Changin' Click e juntaram-se à Paid in Full Records, o rupo era ainda composto por Lew Hawk, 50/50 Twin, Rasaq, irmão de Cham, e Yung Ro. O grupo obteve um tremendo sucesso com o seu álbum de estréia, Get Ya Mind Correct, que atingiu perto de 200 mil cópias vendidas.

Divergências artísticas, e quem sabe algo mais, levam a um corte de relações entre ambos e que cada um siga o seu caminho. Enquanto que Chamillionaire opta por seguir de forma independente, criando a sua própria gravadora, Wall acaba por regressar à Swishahouse. A sua primeira projeção a nível nacional ocorreu com "Still Tippin'" de Mike Jones. Como o single foi bem sucedido, ficou a expectativa e interesse do público por um novo álbum de Paul Wall.

Gravadora maior[editar | editar código-fonte]

O álbum The Peoples Champ, editado pela Swishahouse, foi lançado em setembro de 2005, tornando-se disco de platina, tendo, por isso, ultrapassado um milhão de cópias vendidas em solo americano.

Depois de Chick Magnet, editado pela Paid In Full Records, em 2004, este segundo álbum de Paul Wall faz dele uma estrela, não só a nível do sul, como de todo o país, obtendo ainda um relativo sucesso internacionalmente. Para isso contribuíram singles como "Sittin' Sidewayz", com Big Pokey, "They Don't Know", com Mike Jones e Bun B, e ainda "Girl". A lista de participações deste álbum inclui, para além dos já citados, Three 6 Mafia, Trey Songz, Freeway, T.I., B.G., Kanye West, GLC, Grit Boys, Archie Lee, CootaBang e Aqualeo.

Bastante ligado ao estilo Screwed, criado e bastante dinamizado pelo falecido DJ Screw, Paul Wall é ainda DJ e bastante conhecido por ter um site onde vende grills. Para concluir, Wall tem participações com MCs como Juvenile, Three 6 Mafia, Jim Jones, Nelly, Kanye West, T.I., The Game, 50 Cent e Juelz Santana. Get Money, Stay True, terceiro disco a solo de de Paul Wall, foi lançado em 2007.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Paul Wall é casado com sua esposa Crystal desde outubro de 2005, e em 18 de abril de 2006 nasceu seu primeiro filho, William "Fat" Patrick Slayton.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Colaborações[editar | editar código-fonte]

Mixtapes[editar | editar código-fonte]

  • 2006 - Houston We Have a Problem Part 2
  • 2007 - 3 Kings Vol. 2 (Texas Edition)
  • 2007 - Ain't No 401K for a Hustler
  • 2008 - International Hustle

Singles[editar | editar código-fonte]

Solo[editar | editar código-fonte]

Ano Canção EUA Hot 100 EUA R&B EUA Rap Álbum
2005 "Sittin' Sidewayz" (feat. Big Pokey) 93 34 24 The Peoples Champ
2006 "They Don't Know" (feat. Mike Jones & Bun B) 71
"Girl" 35 42 7
2007 "Break 'Em Off" (feat. Lil Keke) 72 58 21 Get Money, Stay True
"I'm Throwed" (feat. Jermaine Dupri) 87 47 21
2009 "Bizzy Body" (feat. Webbie & Mouse) 49 23 Fast Life

Participações[editar | editar código-fonte]

Outras aparições[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Kellman, Andy (2007). Paul Wall - Biografia Allmusic. Página visitada em 2007-11-15.
  2. Paul Wall (Paul Slayton) JVAlumni.com. Página visitada em 2008-03-04.
  3. Entrevista com Paul Wall no AskMen.com

Ligações externas[editar | editar código-fonte]