Paula Radcliffe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paula Radcliffe
Paula Radcliffe
Atletismo
Modalidade maratona, 10000 m, 5000 m
Nascimento 17 de dezembro de 1973 (50 anos)
Northwich, Grã-Bretanha
Nacionalidade Reino Unido britânica
Compleição Peso: 54 kg • Altura: 1,73 m
Recorde mundial 2:15:25 – maratona (2003)
Medalhas
Campeonatos Mundiais
Ouro Helsinque 2005 Maratona
Prata Sevilha 1999 10000 metros
Campeonato Europeu
Ouro Munique 2002 10000 metros

Paula Jane Radcliffe, MBE (Northwich, 17 de dezembro de 1973) é uma ex-corredora britânica profissional[1][2] de longa-distância, ex-recordista mundial da maratona feminina e o maior nome internacional britânico nos esportes, junto com o jogador de futebol David Beckham e o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton.

Formada em economia, alemão e francês pela Universidade de Loughborough, seu talento para o atletismo, apesar de sofrer de asma,[3] foi mostrado desde a infância e ela começou a carreira como corredora de cross-country, da qual foi campeã mundial júnior em 1992.

Após uma carreira bem sucedida nas provas de fundo do atletismo de pista durante os anos 90, Paula passou a se dedicar às maratonas, conseguindo a vitória em sua prova de estreia na Maratona de Londres de 2002, e quebrando o recorde mundial da distância em Chicago seis meses depois, em 2:17.18, abaixando a marca anterior em mais de um minuto em meio.[4] Neste mesmo ano foi condecorada com uma MBE pela rainha Elizabeth II e eleita a BBC Sports Personality of the Year de 2002.[5] Em abril do ano seguinte, quebrou novamente o próprio recorde, vencendo novamente a Maratona de Londres em 2:15:25, um tempo que a crítica especializada não esperava ser possível antes da próxima década.[6]

Atenas 2004[editar | editar código-fonte]

Vencedora de seis das sete maratonas que disputou, tendo quatro dos cinco melhores tempos do mundo para a distância, Paula acabou se tornando conhecida internacionalmente pela audiência não aficionada do esporte exatamente pela única que perdeu, de maneira dramática. Favorita destacada e maior "certeza" de uma medalha de ouro para os britânicos nas Olimpíadas de Atenas em 2004, Paula apareceu nas televisões do mundo inteiro desistindo da corrida nos últimos quilômetros, devido à pressão da mídia inglesa e mundial pela medalha e a uma contusão na perna direita mal curada com anti-inflamatórios às vésperas dos Jogos Olímpicos. Devastada emocionalmente, sentou-se aos prantos na calçada ao lado do percurso consolada por fãs britânicas, em imagens que percorreram o planeta. Numa tentativa de conseguir a sonhada medalha, Paula ainda competiria nos 10.000m mas sua contusão e condições emocionais a fariam desistir novamente desta prova.

Recuperada do desastre, Paula voltaria a ser imbatível após as Olimpíadas vencendo três maratonas em seguida, conquistando a medalha de ouro da maratona no Campeonato Mundial de Atletismo em Helsinque, Finlândia, em agosto de 2005.

Entre outros títulos e recordes além da maratona, Paula Radcliffe também é recordista mundial dos 10 km em rua, meia-maratona e bicampeã mundial de cross-country. Ela também é tricampeã da Maratona de Nova York, tendo conquistado os títulos de 2004, 2007 e 2008.

Ela é personagem principal de um dos mais pitorescos momentos do esporte, acontecido em abril de 2005 na Maratona de Londres – que ela venceu – ao parar para urinar no meio da rua na frente da multidão e das câmaras de televisão que transmitiam a prova ao vivo, no que foi considerado pelos britânicos "O Maior Momento da História da Maratona", numa escolha entre dez momentos inesquecíveis do esporte.[7]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Paula Radcliffe