Paulette Goddard

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Paulette Goddard
Paulette Goddard em "Second Chorus", 1940
Nome completo Marion Pauline Levy
Outros nomes Pauline Levee
Marion Levy
Paulina Levy
Nascimento 3 de junho de 1911
Whitestone Landing, Queens, Nova Iorque, EUA
Nacionalidade Estados Unidos Norte-americana
Morte 23 de abril de 1990 (79 anos)
Ronco sopra Ascona, Ticino, Suíça
Ocupação Atriz
Cônjuge Edgar James (1927–1931)
Charles Chaplin (1936–1942)
Burgess Meredith (1944–1950)
Erich Maria Remarque (1958–1970)
Atividade 1929–1972
Oscares da Academia
Indicação ao Oscar de atriz (coadjuvante/secundária) em 1943, por “So Proudly We Hail!” (A Legião Branca)
IMDb: (inglês) (português)

Paulette Goddard, nome artístico de Pauline Marion Goddard Levy, (Nova Iorque[1] , 3 de junho de 1910[2] [3]Ronco sopra Ascona, Suíça, 23 de abril de 1990) foi uma atriz dos Estados Unidos, famosa por seus filmes para a Paramount Pictures nos anos 40, e pelos seus casamentos com homens notáveis: Charles Chaplin, Burgess Meredith e Erich Maria Remarque.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Juventude[editar | editar código-fonte]

Seu pai, Joseph Russell Levy, era judeu, e sua mãe, Alta Mae Goddard, era da igreja episcopal[4] . Divorciaram-se quando Paulette ainda era jovem, ficando ela aos cuidados da mãe. O pai praticamente desapareceu de sua vida, ressurgindo posteriormente, no final de 1930, depois que ela se tornou uma estrela. Inicialmente pareciam ter bom relacionamento, e assistiram juntos as estreias dos filmes, mas depois ele alegou em mais de um artigo de revista que ela o abandonou quando jovem. Eles nunca se reconciliaram e, após a sua morte, ele lhe deixou apenas um dólar em seu testamento. Ela ficou sempre mais perto de sua mãe e, nos primeiros anos, com a ajuda de seu tio-avô, Charles Goddard (irmão de seu avô) [carece de fontes?].

Início da carreira[editar | editar código-fonte]

Paulette frequentou a Washington Irving High School, em Manhattan, ao mesmo tempo que Claire Trevor, após o que decidiu se dedicar ao mundo artístico. Charles Goddard a ajudou a encontrar trabalhos como modelo, em especial com o Ziegfeld Follies, como uma das “Ziegfeld Girls” entre 1924 e 1928. Conseguiu participar do grupo de coristas ao alegar ter nascido em 1905, o que lhe conferia 5 anos a mais e a possibilidade de atuar nos palcos da Broadway, aos 15 anos de idade.

Sua estréia nos palcos foi na revista de Ziegfeld “No Foolin”, em 1926, e desempenhou um pequeno papel em “Rio Rita”[5] . No ano seguinte, fez sua estreia no palco atuando em “The Unconquerable Male”. Ela também mudou seu primeiro nome para Paulette, e adotou o nome de solteira de sua mãe (que também era o sobrenome do seu tio favorito Charles) como seu próprio sobrenome.

Paulette casou pela primeira vez aos 16 anos de idade, com o industrial do setor madeireiro Edward James. Em 1929, ainda casada, foi contratada por Hal Roach como extra. Em 1931, depois de se divorciar, foi para Hollywood. Participou do grupo “Goldwyn Girls”, nas comédias musicais de Eddie Cantor, produzidas por Samuel Goldwyn (ex-Samuel Goldfish, da Paramount); “The Kid from Spain” (O garoto da Espanha), “Roman Scandals” (Escândalos Romanos), “Kid Millions” (Cai, Cai, Balão).

Em 1932, Paulette conheceu Charles Chaplin, que a convidou para integrar o elenco de Modern Times (Tempos Modernos) (1936), filme que teve um grande sucesso na época. A sua carreira, contudo, não decolou devido aos comentários sobre seu relacionamento com Chaplin. Casaram-se secretamente nesse mesmo ano, acabando por se separar em 1940.

Paramount[editar | editar código-fonte]

Goddard em Dramatic School (1938)

Ainda antes do lançamento de The Great Dictator (O Grande Ditador), de Chaplin, em 15 de abril de 1940, Paulette trabalhou em “The Young in Heart” (Jovem no Coração) (1938), de David O. Selznick, “Dramatic School” (Escola Dramática) (1938), da Metro Goldwyn Mayer e “The Women” (As Mulheres) (1939). Por causa do papel de "Miriam Aarons" em “The Women”, foi contratada pelos estúdios Paramount Pictures. Ficou na Paramount até 1949, fazendo 21 filmes, e sendo emprestada para outros estúdios em 4 filmes.

Goddard no trailer de The Women (1939)

Os anos 40, foram o período em que Paulette mais trabalhou. Após The Great Dictator (O Grande Ditador) (1940), participou no filme de 1942, "Reap the Wild Wind" (Vendaval de Paixões), de Cecil B. DeMille e contracenou com Burgess Meredith em "The Diary of a Chambermaid" (Segredos de Alcova), de 1946, filme de Jean Renoir para o qual foi emprestada pela Paramount.

Foi indicada para o Oscar uma única vez, na categoria de "Melhor Atriz Secundária" por "So Proudly We Hail!" (A Legião Branca), de 1943, e seu filme de maior sucesso foi "Kitty" (1945), onde interpretou o papel título.

No início dos anos 40, era uma das estrelas top contradas pela Paramount. No final dos anos 40, entrou em declínio, tendo sido dispensada em 1949. Após sair da Paramount fez, entre 1949 e 1954, oito filmes como “free-lance”, entre eles “Anna Lucasta” (1949) e “The Torch” (Do Ódio Nasce o Amor) (1950).

Após atuar em alguns filmes B, abandonou o cinema e foi viver para a Europa, onde casou com o escritor alemão Erich Maria Remarque, no final da década de 1950. Só voltou a filmar em 1972, num filme para televisão "The Snoop Sisters".

... E o Vento Levou[editar | editar código-fonte]

Paulette foi uma das muitas atrizes que fez o teste para o papel de "Scarlett O'Hara", protagonista do filme Gone with the Wind, de 1939, papel que acabou ficando para Vivien Leigh. No mesmo ano atuou com Bob Hope em "The Cat and the Canary" (O Gato e o Canário), um filme considerado bom, mas nunca à altura de Gone with the Wind.

Goddard no trailer de So Proudly We Hail! (1943)

Lux Radio Theatre[editar | editar código-fonte]

Esteve 6 vezes no Lux Radio Theatre, de Cecil B. DeMille, transmitido pela CBS:

Teatro[editar | editar código-fonte]

  • Winterset
  • Caesar and Cleópatra
  • The Waltz of the Toreadors
  • Laura

Casamentos[editar | editar código-fonte]

Goddard ao lado do marido Charles Chaplin em The Great Dictator (1940)

Além do casamento com Edward James, aos 16 anos de idade, Paulette foi casada ainda com Charles Chaplin e com o escritor Erich Maria Remarque.

Paulette conheceu Charles Chaplin em 1932, no iate de Joseph M. Schenck, então presidente da United Artists, e que posteriormente, ao lado de Darryl Zanuck, fundaria a 20th Century Fox[6] . Casaram-se secretamente, num casamento com muitas controvérsias, dúvidas e comentários, acabando por se separar em 1940. Havia comentários sobre o fato de seu casamento não ter sido testemunhado por ninguém, e de que nunca foram, realmente, casados.

Em 1944, Goddard casou com o ator Burgess Meredith, união que durou até 1949, e em 1958, com o escritor Erich Maria Remarque, autor de Sem Novidades no Front, ficando viúva em 1970.

Ela não teve filhos durante os seus quatro casamentos, mas foi madrasta de Charles Chaplin, Jr. e Sydney Chaplin, os filhos de Charlie Chaplin.

Velhice e Morte[editar | editar código-fonte]

Após a morte de Remarque, com quem vivia longe do cinema nos arredores de Lugano, ao sul da Suíça, Paulette dedicou-se aos negócios com jóias. Ainda aceitou um papel, a de mãe de Claudia Cardinale em "Gli Indifferenti" (Os Indiferentes), filme italiano. Seu último filme, feito para televisão, foi "Snoop Sisters" (também conhecido como "Female Instinct"), para a Universal, em 1972, dirigido por Leonard B. Stern, ao lado de Helen Hayes, Mildred Natwick, Craig Stevens e Jill Clayburn, fazendo um pequeno papel de uma estrela assassinada.

Goddard foi tratada de câncer de mama, aparentemente com sucesso, embora a cirurgia tenha sido muito invasiva e que o médico tenha tido de retirar várias costelas. Mais tarde, ela se estabeleceu em Ronco, na Suíça, onde morreu após uma doença de curta duração (supostamente) enfisema vários meses antes de seu aniversário de 80 anos. Ela está enterrada no cemitério de Ronco, ao lado de Remarque e sua mãe.[7]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Filme Tradução Data Elenco Diretor Produtora Personagem e observações
Berth Marks 1929 Stan Laurel
Oliver Hardy
Lewis R. Foster Hal Roach/ MGM Em duas partes. Paulette era extra, passageira do trem.
The Locked Door Entre Portas Fechadas 1929 Barbara Stanwyck
William Boyd
Zasu Pitts
Mack Swain
George Fitzmaurice Art Cinema/ United Artists Não-creditada.
Young Ironsides 1931 Muriel Evans
Clarence H. Wilson
James Parrot Hal Roach/ MGM Feito em duas partes. Papel secundário, ela mesma como Miss Hollywood.
City Streets Ruas da Cidade 1931 Gary Cooper
Sylvia Sidney
Rouben Mamoulian Paramount Não-creditada, era uma das dançarinas.
The Girl Habit 1931 Edward Cline Hal Roach Duas partes. Paulette era a vendedora de lingerie.
Ladies of the Big House 1931 Não-creditada. Aparece na multidão.
The Mouthpiece Pela Mão de sua Dama 1932 Warren William
Sidney Fox
James Flood
Elliot Nugent
Warner Brothers Papel secundário, loura na festa. Não-creditada.
Pack up Your Troubles Procura-se um Avô 1932 Stan Laurel
Oliver Hardy
George Marshall
Raymond McCarey
Hal Roach/ MGM Papel secundário, dama de honra, não-creditada. O filme foi relançado pela Art Filmes, nos anos 40, sob o título Acabaram-se as Encrencas.
The Kid from Spain O Meu Boi Morreu 1932 Eddie Cantor
Robert Young
Lida Roberti
Leo McCarey Samuel Goldwyn
United Artists
Não-creditada, fazia parte das “Goldwyn Girls”. Comédia musical.
Show Business 1932 Não-creditada, loura no trem.
Girl Grief 1932 Estudante, não-creditada.
Hollywood on Parade No. B-1 1933 Ela mesma.
The Bowery 1933 Não-creditada. Loura que faz anúncio.
Hollywood on Parade No. B-5 1933 Ela mesma
Roman Scandals Escândalos Romanos 1933 Eddie Cantor
Edward Arnold
Frank Tuttle Samuel Goldwyn
United Artists
Goldwyn Girl, não-creditada.
Kid Millions Cai, Cai, Balão 1934 Eddie Cantor
Ann Sothern
Roy Del Ruth Samuel Goldwyn
United Artists
Goldwyn Girl, não-creditada
Modern Times Tempos Modernos 1936 Charles Chaplin Charles Chaplin Chaplin/ United Artists Ellen Peterson, a garota
The Bohemian Girl A Princesa Boêmia 1936 Stan Laurel
Oliver Hardy
James Horne
Charles Rogers
Hal Roach/ MGM Não-creditada, cigana.
The Young in Heart Jovem no Coração 1938 Janet Gaynor
Douglas Fairbanks Jr.
Richard Carlson
Richard Wallace David O. Selznick/ United Artists Leslie Saunders
Dramatic School Escola Dramática 1938 Luise Rainer
Lana Truner
Ann Rutherford
Gale Sondergaard
Robert Sinclair MGM Nana
The Women As Mulheres 1939 Norma Shearer
Joan Crawford
Rosalind Russell
Joan Fontaine
George Cukor MGM Miriam Aarons
The Cat and the Canary O Gato e o Canário 1939 Bob Hope Elliott Nugent Paramount Joyce Norman
The Ghost Breakers Castelo Sinistro 1940 Bob Hope
Paul Lukas
Richard Carlson
Anthony Quinn
George Marshall Paramount Mary Carter
The Great Dictator O Grande Ditador 1940 Charles Chaplin
Jack Oakie
Charles Chaplin Chaplin/ United Artists Hannah
Screen Snapshots: Sports in Hollywood 1940 Ela mesma.
North West Mounted Police Legião de Heróis 1940 Gary Cooper
Madeleine Carroll
Preston Foster
Akim Tamiroff
Robert Ryan
Cecil B. DeMille Paramount Louvette Corbeau. O filme teve como títulos alternativos: Northwest Mounted Police/ The Scarlet Riders
Second Chorus O Amor de Minha Vida 1940 Fred Astaire
Artie Shaw e sua orquestra.
H. C. Porter Paramount Ellen Miller
Pot o' Gold Ouro do Céu 1941 James Stewart George Marshall James Roosevelt/ United Artists Molly McCorkle. O filme teve como títulos alternativos: The Golden Hour/ Jimmy Steps Out
Hold Back the Dawn A Porta de Ouro 1941 Charles Boyer
Olivia de Havilland
Mitchell Leisen Paramount Anita Dixon
Nothing But the Truth A Verdade Acima de Tudo 1941 Bob Hope
Edward Arnold
Elliott Nugent Paramount Gwen Saunders
The Lady Has Plans Num Corpo de Mulher 1942 Ray Milland Sidney Lanfield Paramount Sidney Royce
Reap the Wild Wind Vendaval de Paixões 1942 Ray Milland
John Wayne
Susan Hayward
Robert Preston
Cecil B. DeMille Paramount Loxi Claiborne. Título alternativo: Cecil B. DeMille's Reap the Wild Wind
The Forest Rangers Clarão no Horizonte 1942 Fred MacMurray
Susan Hayward
Rod Cameron
George Marshall Paramount Celia Huston Stuart
Star Spangled Rhythm Coquetel de Estrelas 1942 Eddie Bracken
Betty Hutton
Alan Ladd
Dorothy Lamour
Bob Hope
George Marshall Paramount Ela mesma.
The Crystal Ball A Bola de Cristal 1943 Ray Milland
Virgínia Field
Elliott Nugent Paramount/ United Artists Toni Gerard
So Proudly We Hail! A Legião Branca 1943 Claudette Colbert
Veronica Lake
George Reeves
Sonny Tufts
Mark Sandrich Paramount Lt. Joan O'Doul. Teve uma indicação para o Oscar como atriz (coadjuvante/secundária).
Standing Room Only A Irresistível Impostora 1944 Fred MacMurray
Edward Arnold
Sidney Lanfield Paramount Jane Rogers/Suzanne
I Love a Soldier Serei Sempre Tua 1944 Sonny Tufts Mark Sandrich Paramount Evelyn Connors
Duffy's Tavern Carnaval de Estrelas 1945 Marjorie Reynolds
Barry Sullivan
Bing Crosby
Betty Hutton
Hal Walker Paramount Ela mesma.
Kitty A Flor do Lodo 1945 Ray Milland
Reginald Owen
Mitchell Leisen Paramount Kitty
The Diary of a Chambermaid Segredos de Alcova 1946 Burgess Meredith
Judith Anderson
Reginald Owen
Jean Renoir Bogeaus/ United Artists Célestine. Paulette foi também produtora, não=creditada.
Suddenly It's Spring Relíquias de Amor 1947 Fred MacMurray
MacDonald Carey
Mitchell Leisen Paramount Mary Morely
Variety Girl Miragem Dourada 1947 Mary Hatcher
Olga San Juan
Gary Cooper
Burt Lancaster
Bob Hope
William Holden
George Marshall Paramount Ela mesma.
Unconquered Os Inconquistáveis 1947 Gary Cooper
Boris Karloff
Ward Bond
Howard da Silva
Cecil B. DeMille Paramount Abigail "Abby" Martha Hale
An Ideal Husband O Passado de Meu Marido 1947 Michael Wilding
Glynis Johns
Alexander Korda Korda/ 20th Century Fox Mrs. Laura Cheveley. Título alternativo: Oscar Wilde's An Ideal Husband
On Our Merry Way No Nosso Alegre Caminho 1948 James Stewart
Henry Fonda
Dorothy Lamour
Burgess Meredith
Fred MacMurray
King Vidor
Leslie Fenton
George Stevens
Bogeaus/ United Artists Martha Pease
Screen Snapshots: Smiles and Styles 1948 Ela mesma.
Hazard Escrava do Pano Verde 1948 MacDonald Carey
Fred Clark
George Marshall Paramount Ellen Crane
Bride of Vengeance O Veneno dos Bórgias 1949 John Lund
MacDonald Carey
Raymond Burr
Mitchell Leisen Paramount Lucrécia Bórgia
Anna Lucasta Anna Lucasta 1949 Oscar Homolka
Broderick Crawford
John Ireland
Irving Happer Columbia Pictures Anna Lucasta
A Yank Comes Back 1949 Ela mesma, não-creditada.
The Torch Do Ódio Nasce o Amor 1950 Pedro Armendariz
Gilbert Roland
Emilio Fernandez Eagle-Lion María Dolores Penafiel. Título alternativo: Bandit General
Babes in Bagdad Garotas de Bagdá 1952 Sebastian Cabot Edgar G. Ulmer Danziger Bros./ United Artists Kyra
Vice Squad Segredo de Amante 1953 Edward G. Robinson
Lee Van Cleef
Arnold Laven Sol Lesser/ Sequoia/ United Artists Mona Ross. Título alternativo: The Girl in Room 17
Sins of Jezebel Os Pecados de Jezebel 1953 George Nader Reginald Le Borg Lippert Jezebel
Paris Model Modelos de Paris 1953 Eva Gabor
Leif Erickson
Marilyn Maxwell
Alfred E. Green Columbia Pictures Betty Barnes. Título alternativo: Nude at Midnight
Charge of the Lancers A Carga dos Lanceiros 1954 Jean-Pierre Aumont William Castle Columbia Pictures Tanya
A Stranger Came Home Os quatro Suspeitos 1954 William Sylvester
Patrick Holt
Terence Fisher Lippert Angie. Título alternativo: The Unholy Four. Produção inglesa.
Gli Indifferent Os Indiferentes 1964 Claudia Cardinale Francesco Maselli Mariagrazia. Títulos alternativos: Les Deux Rivales/ “Time of Indifference”

Televisão[editar | editar código-fonte]

Filme Tradução Data Elenco Diretor Produtora Personagem e observações
Ford Theatre 1953-1957 Nancy Whiting/ Holly March. Em 2 episódios.
The Ed Sullivan Show 1952 Ela mesma. Dois episódios.
Sherlock Holmes 1954 Lady Beryl. Um episódio.
Producers' Showcase 1955 Sylvia Fowler, um episódio.
The Errol Flynn Theatre 1957 Rachel, um episódio.
On Trial 1957 Dolly, um episódio.
Adventures in Paradise 1959 Gardner McKay 20th Century Fox Mme. Victorine Reynard, um episódio.
What's My Line? 1959 Arlene Francis Mark Goodson Cliente palestrante, um episódio
The Phantom 1961 Mrs. Harris. Filme feito para TV.
The Snoop Sisters 1972 Helen Hayes Leonard B. Stern Norma Treet. Filme feito para TV. Título alternativo: Female Instinct

Notas e referências

  1. Algumas fontes citam como local de seu nascimento Great Neck, Long Island, Estado de Nova Iorque, outras Whitestone Landings, Queens, também em Long Island. In: LEPIANE, João. Cinemin nº 63, 1990
  2. Há controvérsias sobre sua data real de nascimento. Lepiane cita o ano de seu nascimento 1911 em Cinemin nº 63, 1990.
  3. Não há muita coerência entre as fontes publicadas sobre o ano de nascimento de Goddard (por exemplo, no momento de sua morte, os funcionários, na Suíça, onde morreu, listaram seu ano de nascimento em 1905), mas o Censo dos EUA, feito em 15 de abril de 1910, mostra os seus pais, que viviam em Manhattan, ainda sem filhos; e o Censo dos EUA em 01 de janeiro de 1920 mostra Paulette Goddard (como Pauline G. Levy), 9 anos, morando com os pais em Kansas City, Missouri.
  4. The Religious Affiliation of Actress Paulette Goddard. Adherents.com (2005). Página visitada em 2007-03-20.
  5. SHIPMAN, David (1970), The Great Movie Stars, The Golden Years, Nova Iorque: Bonanza Books. ISBN 0-517-K00392, p. 247
  6. LEPIANE, João (1990), Paulette Goddard, Rio de Janeiro: EBAL. ISBN Cinemin n. 63, pp. 5 - 8
  7. Paulette Goddard (em inglês) no Find a Grave.

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

  • Haver, Ronald. David O. Selznick's Hollywood. [S.l.]: Bonanza Books, New York, 1980. ISBN 0-517-47665-7
  • Kael, Pauline. 5001 Nights at the Movies. [S.l.]: Arrow Books, London, 1982. ISBN 0-09-933550-6
  • Walker, Alexander. Vivien, The Life of Vivien Leigh. [S.l.]: Grove Press, 1987. ISBN 0-8021-3259-6
  • LEPIANE, João (1990), Paulette Goddard, Rio de Janeiro: EBAL. ISBN Cinemin n. 63, pp. 5 - 8
  • SHIPMAN, David (1970), The Great Movie Stars, The Golden Years, NovaIorque: Bonanza Books. ISBN 0-517-K00392

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Paulette Goddard