Paulinho (músico)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paulinho
Informação geral
Nome completo Paulo César dos Santos
Também conhecido(a) como Paulinho
Nascimento 6 de setembro de 1952 (71 anos)
Origem Rio de Janeiro
 Rio de Janeiro
País  Brasil
Gênero(s) Pop
Instrumento(s) Voz e percussão
Afiliação(ões) Roupa Nova

Paulo César dos Santos, conhecido por Paulinho, (Rio de Janeiro, 6 de setembro de 1952) é o percussionista e vocalista do grupo carioca Roupa Nova.

História

No inicio da década de 1970, era vocalista e percussionista de uma banda de bailes carioca chamada Los Panchos Villa, ao lado de Kiko e de Feghali. Nessa época, já frequentava as apresentações da banda Os Famks, que tinha grande influência na noite carioca. Em 1974, recebeu o convite para cantar e tocar nessa segunda banda. Logo após entrar, convidou Kiko para substituir o guitarrista. [1]

Roupa Nova

Paulinho canta e toca diversas músicas do grupo, incluindo "Canção de Verão", "Sensual" (na versão original de 1983), "Volta pra mim", "Whisky a Go-Go" (na versão "ao vivo", no álbum "Agora Sim", no Roupacústico I e no álbum Roupa Nova 30 anos), "Linda Demais", "Meu Universo É Você", "Vício", "De volta pro futuro", "Chama", "Os Corações não São iguais", "Maria Maria", "Felicidade", além de canções mais atuais como "À Flor da Pele", "Frio da solidão" e "Já nem Sei mais" ao lado da dupla Chitãozinho e Xororó, "Retratos Rasgados" e "Reacender" ao lado de Ben's Brother, gravada para o álbum Roupa Nova em Londres de 2009.

Em 2009, devido a problemas de saúde, foi substituído em apenas três shows do Roupa Nova pelo ex-vocalista da banda Rádio Táxi, Maurício Gasperini. Logo se recuperou e voltou à atividade .

Paulinho está com o Roupa Nova há quase 35 anos. Esta longa história foi resumida no CD e DVD Roupa Nova 30 anos lançado pelo próprio selo da banda, Roupa Nova Music, em 2010, trazendo os principais hits que marcaram a carreira do sexteto.

Composições

Duas músicas creditadas a Paulinho foram gravadas pelo Roupa Nova.

Composições de Paulinho
Música Autores Álbum Ano
"Mary Help" Paulinho e Kiko Vida Vida 1994
"Só Você e Eu" Paulinho e Serginho Herval Luz 1988

Referências

  1. «Biografia: Roupa Nova». Enciclopédia da Música Brasileira. Consultado em 25 de agosto de 2014  line feed character character in |publicado= at position 23 (ajuda)