Paulo Andrade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Paulo Andrade
Nome completo Paulo Roberto de Andrade Teixeira
Nascimento 31 de Janeiro de 1979 (35 anos)
São Paulo,  Brasil
Nacionalidade Brasil Brasileiro
Ocupação jornalista e narrador esportivo
Principais trabalhos ESPN
ESPN Brasil

Paulo Roberto de Andrade Teixeira, ou apenas Paulo Andrade (São Paulo, 31 de janeiro de 1979) é um jornalista e narrador esportivo brasileiro. Atualmente, Paulo Andrade trabalha para os canais ESPN, no Brasil.

Biografia[editar | editar código-fonte]

É narrador esportivo e apresentador do Grupo ESPN, no Brasil. Seu primeiro trabalho na área jornalística foi no canal por assinatura ABC-3, com sede em Santo André, São Paulo. Lá, em 1999, teve a primeira experiência como jornalista, narrando e apresentando programas ligados aos times do ABC Paulista.

Depois de passagens rápidas pelas emissoras Rede Gazeta e RedeTV! entre 2001 e 2002, fez parte da equipe esportiva do SBT, em 2003, nas transmissões dos campeonatos Sul-Americano Sub-20 e Paulista de futebol. Trabalhou por 4 meses ao lado de profissionais importantes, como Dirceu Maravilha, Elia Júnior, Zetti, entre outros.

Em outubro de 2003, Paulo Andrade recebeu o convite para fazer parte de uma das equipes mais consagradas e premiadas do jornalismo esportivo da televisão brasileira, no canal por assinatura ESPN Brasil. Desde então, tem se destacado pela união de segurança, informações precisas, conhecimento e empolgação na medida certa em suas narrações. Sua especialidade é o futebol - no entanto, já demonstrou as qualidades citadas em outras modalidades nesses anos de ESPN: Futsal, Tênis, Boxe, Handebol, Basquete etc.

Em 2004, transmitiu sua primeira Olimpíada, embora não tivesse viajado para o local das competições. Em 2006, ao contrário, esteve na Alemanha para narrar sua primeira Copa do Mundo de futebol. E 2007, foi a principal voz do canal nos jogos da Copa América vencida pela seleção brasileira.

Como apresentador, comanda o programa Futebol no Mundo em parceria com Alex Tseng, e eventualmente os programas Bate-Bola, Linha de Passe, Fora de Jogo e Sportscenter, exibidos na ESPN Brasil e ESPN.

Paulo Andrade vem obtendo reconhecimento nas transmissões dos jogos do Campeonato Inglês, Espanhol e da Uefa Champions League, ao lado dos comentaristas Paulo Vinícius Coelho, Mauro Cezar Pereira, Paulo Calçade e Arnaldo Ribeiro. Paulo já narrou cinco finais de UEFA Champions League, todas in loco e as duas últimas em 3D. Ele se destaca por sua emoção nas narrações. Na Copa do Mundo de 2010, narrou vários jogos; entre eles, jogos importantes, como Alemanha 4 x 1 Inglaterra e Espanha 1 x 0 Alemanha.

Jogador de futebol das categorias de base dos clubes Corinthians, Portuguesa, Juventus e América Futebol Clube, Paulo Andrade demonstra seu conhecimento prático durante as transmissões nos canais do Grupo ESPN, e se destaca como um dos principais narradores do Brasil.