Hashi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pauzinhos)
Ir para: navegação, pesquisa
Hashi
Chopstick.JPG
Hashi feitos de teixo japonês.
nome em chinês
Mandarim 筷子 (kuàizi ? )
Cantonês 筷子 (faa3 zi2 ? )
nome em japonês
Kanji
Hepburn Romaji hashi
nome em coreano
Hangul 젓가락
Romanização revisada jeotgarak
McCune-Reischauer chŏtkarak
nome em tailandês
língua tailandesa ตะเกียบ
Transliteração takiap
nome em vietnamita
Quốc ngữ đũa
nome em indonésio
alfabeto latino sumpit

O hashi ou fachi[1] ou ainda em tradução livre pauzinhos[2] são as varetas utilizadas como talheres em parte dos países do Extremo Oriente, como a China, o Japão, o Vietnã e a Coreia.

Os pauzinhos são usualmente feitos de madeira, bambu, marfim ou metal, e modernamente de plástico. O par de pauzinhos é manuseado com a mão direita, entre o dedo polegar e os dedos anelar, médio e indicador, e serve para apanhar pedaços de comida ou empurrá-los diretamente da tigela para a boca.

Há uma variante dos hashi japoneses denominada de saibashi (菜箸; o さいばし). Estes são uma versão dos hashi (箸) especificamente adaptada para o uso na cozinha e permitem a manipulação do alimento quente com uma só mão. Têm um comprimento de 30 centímetros ou mais, e são unidos com um cordão nas extremidades onde se lhes pega. A maioria dos saibashi são feitos de bambu, mas para fritar recomenda-se a utilização de Saibashi de metal com os punhos em bambu os quais são chamados de kinzokuseinohashi (金属製の箸, "hashi feitos de metal").

História[editar | editar código-fonte]

A palavra em mandarim para os pauzinhos é 筷子 (kuàizi), em que o carácter 筷 significa "objetos de bambu para comer rapidamente". Sendo originários da China antiga foram no entanto profusamente utilizados em todo o leste asiático.

Utensílios que se assemelham a pauzinhos foram encontrados no posto arqueológico de Meggido em Israel, pertencendo aos citas, invasores de Canaã. Esta descoberta revela a possibilidade de existência de relacionamento comercial entre o Médio Oriente e a Ásia ou eventualmente o desenvolvimento dos mesmos utensílios em paralelo mas de modo autónomo. Os pauzinhos também eram artigos comuns na civilização uigur, das estepes da Mongólia durante os séculos VI ao VIII.

Como usar[editar | editar código-fonte]

  1. Ponha um palito entre a palma da mão e a base do polegar, usando o quarto dedo o anelar para apoiar a parte inferior do mesmo. Com o polegar, aperte-o para baixo enquanto o anelar empurra-o para cima. Este deve ficar estável.
  2. Use a ponta do polegar, o indicador e o dedo do meio para segurar o outro palito como uma caneta. Tenha a certeza que as pontas dos dois palitos estão alinhadas.
  3. Alavanque o palito de cima em direção ao de baixo. Com este movimento, pode-se pegar comida em quantidade surpreendente.
  4. Com prática suficiente, os dois palitos funcionam como uma pinça.

Referências

  1. Ambos os termos dicionarizados, ver entradas no Dicionário Houaiss
  2. Conheça regras de etiqueta associadas ao hashi, os "palitinhos" japoneses. folha.uol.com.br. Página visitada em 07/12/2013.
Commons
O Commons possui multimídias sobre Hashi