Pavel Grachev

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pavel Grachov na Duma como Ministro da Defesa em 1994. Foto de Mikhail Evstafiev

Pavel Sergeyevich Grachov (em cirílico: Павел Сергеевич Грачёв) (Rvy, 1 de janeiro de 1948 — Krasnogorsk, 23 de setembro de 2012[1] ) foi um militar e político russo. General de Exército, foi nomeado em 1988 Herói da União Soviética.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Grachov se graduou pelo Instituto de Tropas Aerotransportadas de Ryazan, pelas Academia Militar Frunze e do Estado-Maior. Fez carreira durante o apogeu das atrocidades cometidas pelas tropas soviéticas na invasão soviética do Afeganistão, onde foi o comandante da 103ª Divisão de Tropas Aerotransportadas soviéticas nos últimos anos do conflito.

Em janeiro de 1991, o general foi nomeado comandante das Tropas Aerotransportadas, cargo que abandonou em agosto para assumir o posto de vice-ministro da Defesa da União Soviética. Em meados dos anos 1990, Grachov, que era amigo íntimo do presidente russo Boris Yeltsin, ocupou o cargo de Ministro de Defesa da Federação Russa entre maio de 1992 e junho de 1996. Sua atuação no norte do Cáucaso lhe rendeu o apelido de "o açougueiro de Grozni".

Grachov participou ativamente do golpe de Estado contra Mikhail Gorbatchov em agosto de 1991 e da crise constitucional em favor de Yeltsin de 1993. Também teve papel decisivo no início da Guerra da Chechênia, prometendo que acabaría con a aspiração de indepêndencia dessa república somente com a ajuda dos regimentos aerotransportados, uma frase famosa que quase lhe custou o cargo no ministério de Yeltsin. Sua atuação

Corrupção[editar | editar código-fonte]

O general foi acusado de estar envolvido em casos de corrupção militar relativos à retirada das tropas soviéticas da República Democrática Alemã, o qual não se provou em juízo. Estes casos foram trazido a luz pelo jornalista investigativo Dimitri Kholodov - asaasinado em atentado em 1994.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]