Centro de Eventos do Ceará

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Centro de Eventos do Ceará
Apelido CEC
Tipo Casa de eventos
Inaugurada 30 de junho de 2012
Proprietário Governo do Estado do Ceará
Custo da construção R$ 486,51 milhões[1]
Antigos nomes Pavilhão de Feiras e Eventos de Fortaleza
Website http://centrodeeventos.ce.gov.br

O Centro de Eventos do Ceará é um dos centros de convenções mais modernos e bem equipados da América Latina, que abriga eventos, palestras, feiras, shows, congressos, workshops, exposições, seminários, eventos esportivos, entre outros. É um equipamento de responsabilidade da Secretaria de Turismo do Ceará. Está localizado no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza, na Av. Washington Soares. Com capacidade para 30.000 pessoas, é o segundo maior espaço de eventos do Brasil.[2] Teve seu primeiro evento no dia 30 de junho de 2012 com um show de Ivete Sangalo, Jennifer Lopez e outros artistas, porém, só foi oficialmente inaugurado no dia 15 de agosto de 2012, com um show do tenor espanhol Plácido Domingo e Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho.[3]

O novo centro de convenções está localizado na Avenida Washington Soares, próximo ao Centro de Convenções do Ceará, no lugar onde existiu a sede da Academia de Polícia Militar, ocupando uma área total de 206 mil m², sendo 185 mil m² de área construída dedicada a dois grandes pavilhões, foyers, dezenas de salões multiuso, áreas de convivência e praça de alimentação, escritórios, diversos outros espaços adaptáveis e mais 21,4 mil m² de áreas verdes. Centro de Eventos do Ceará O centro é capaz de receber até 42 eventos simultâneos. O projeto arquitetônico foi inspirado em aspectos típicos da paisagem cearense, como as falésias e o bordado das rendeiras[4] . A obra contempla, ainda, uma ponte sobre o rio Cocó e espaço para 3 200 vagas de estacionamento.

Eventos[editar | editar código-fonte]

Dia 30 de junho de 2012, houve shows de artistas como Ivete Sangalo, Jennifer Lopez e outros cantores.

Dia 15 de agosto de 2012, o Centro de Eventos do Ceará foi oficialmente inaugurado com o show do tenor espanhol Plácido Domingoe a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho.

Dia 29 de setembro, o Centro de Eventos do Ceará foi sede do Miss Brasil 2012, com a vitória da gaúcha Gabriela Markus. Foi considerada pela Enter/Band, organizadora do evento, uma das mais belas e bem organizadas edições do concurso em toda a sua história.

Dias 14 e 15 de julho de 2014, Centro de Eventos do Ceará sediou a Sexta Cúpula do BRICS, na qual foi assinada a Declaração de Fortaleza, que, dentre outros acordos, instituiu a criação do Novo Banco de Desenvolvimento.

Dia 27 de setembro de 2014, o Centro de Eventos do Ceará será sede da edição especial de 60 anos do concurso Miss Brasil.

Referências

  1. O Povo. Centro de Eventos custou R$ 122,71 milhões a mais que o previsto. Página visitada em 23 de outubro de 2012.
  2. http://www.abeoc.org.br/2013/06/fortaleza-ocupa-o-8%C2%BA-lugar-no-ranking-icca-2013/
  3. Gov Ceará. Centro de Eventos do Ceará (CEC) ganha repercussão em outros países. Página visitada em 23 de outubro de 2012.
  4. Pavilhão de Feiras até 2010. Governo do Estado do Ceará (17 de julho de 2008). Página visitada em 17 de julho de 2008.
Ícone de esboço Este artigo sobre entretenimento é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.