Pavilhão do Conhecimento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pavilhão da Ciência e Conhecimento, Lisboa.

O Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva localiza-se na margem esquerda do rio Tejo, no Parque das Nações, em Lisboa, Portugal.

Constitui-se em um museu interactivo de Ciência e Tecnologia que tem como objectivo torná-las mais acessíveis para todos, estimulando a exploração do mundo físico e a experimentação.

História[editar | editar código-fonte]

Fez parte da área abrangida pela Expo 98 em 1998, actualmente denominada Parque das Nações. O projeto do seu edifício é de autoria do arquiteto Carrilho da Graça e do engenheiro António Adão da Fonseca, e foi contemplado nacionalmente com o Prémio Valmor e Municipal de Arquitectura em 1998, ex-aequeo com o Pavilhão de Portugal, na mesma área.

Durante aquele evento, o pavilhão teve a denominação de "Pavilhão do Conhecimento dos Mares", e os seus conteúdos mostravam a relação do Homem com os Oceanos ao longo dos tempos. Entre os atractivos à época, contavam-se mostruários com hologramas-miniatura, numerosos modelos de barcos e submarinos, e um modelo em tamanho real de um submarino idealizado por Leonardo da Vinci.

Com o fim do evento, o espaço foi remodelado como Pavilhão do Conhecimento e aberto ao público em Julho de 1999, constituindo-se no maior centro interativo de Ciência e Tecnologia da rede de centros Ciência Viva no país. Recebe em média mais de 850 visitantes por dia..

Exposições e actividades[editar | editar código-fonte]

O centro abriga grandes exposições temáticas e dezenas de módulos interactivos destinados à exploração, pelos visitantes de todas as idades, de aspectos do mundo da Física, da Matemática e da Tecnologia, distribuídos em 4.000 metros quadrados. Exposições temporárias, ateliês, colóquios e outras atividades complementam a oferta.

Os módulos permanentes são:

  • Vê, Faz, Aprende!
  • Explora
  • A Casa Inacabada

É disponibilizado ainda aos visitantes uma cafetaria e uma Loja.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]