Pavlov's Dog

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pavlov's Dog
Pavlov's Dog
Pavlov's Dog no 2019
Informação geral
Origem Saint Louis, Missouri
País Estados Unidos
Gênero(s) rock progressivo
Período em atividade 1972 - 1978
Gravadora(s) Columbia Records
Ex-integrantes David Surkamp, Steve Scorfina, Mike Safron, Rick Stockton, David Hamilton, Doug Rayburn, Siegfried Carver, Tom Nickeson

Pavlov's Dog é uma banda estadunidense de rock progressivo e AOR formada em 1972 na cidade de Saint Louis.

História[editar | editar código-fonte]

A banda era composta originalmente por David Surkamp (vocal e guitara), Steve Scorfina (guitarra), Mike Safron (bateria), Rick Stockton (baixo), David Hamilton (teclado), Doug Rayburn (mellotron e flauta) e Siegfried Carver (nascido Richard Nadler). Richard Nadler deixou a banda após o primeiro álbum. Em 1976, após o lançamento do segundo álbum At the Sound of the Bell, David Hamilton deixou a banda, sendo substituido por Tom Nickeson. O ex-baterista dos Yes Bill Bruford participou em algumas sessões da banda, e o terceiro álbum contava com Kirk Sarkisian na bateria.

O álbum de estréia Pampered Menial foi lançado em 1974 e o segundo álbum At the Sound of the Bell em 1976. A banda gravou um terceiro álbum em 1977, mas devidos às baixas vendas dos anteriores, a Columbia Records resolveu não lançá-los, levando ao fim da banda. O álbum acabou sendo lançado nos anos 1980 sob forma de bootleg, uma edição limitada produzida a partir de gravações roubadas. Foi lançada como nome The St. Louis Hounds, sem o nome Pavlov's Dog na capa. Foi relançado legitimamente em CD em 1994 pela gravadora alemã TRC.

A voz única de David Surkamp é comparada a de Geddy Lee, vocalista do Rush. Quando a banda terminou no final da década de 1970, havia falsos rumores que Surkamp havia falecido, apesar de ele ter participado com o ex-membro do Fairport Convention Ian Matthews na banda Hi-Fi.

Em 26 de junho de 2004 um concerto em Saint Louis reuniu novamente a formação original da banda, exceto por Siegfried Carver.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.