Peazip

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
PeaZip
Peazip ico.png
Peazip-screenshot.png
PeaZip operating on Windows Vista
Desenvolvedor Giorgio Tani
Versão estável 5.3.0 (13 de abril de 2014; há 24 semanas e 3 dias)
Sistema operacional Microsoft Windows, Linux
Gênero(s) Compactador de arquivos
Licença GNU Lesser General Public License
Página oficial http://peazip.sourceforge.net/

PeaZip é um compactador de arquivos cross-plataforma e de código aberto para Microsoft Windows, Linux e BSD.

O PeaZip dá suporte ao seu formato nativo PEA de arquivo compactado (compressão, divisão multivolume e criptografia autenticada flexível e esquemas de checagem de integridade) e outros formatos comuns, com foco nos formatos abertos (150+ tipos de arquivos).

Ler e escrever[editar | editar código-fonte]

7Z, 7Z-sfx, BZip2/TBZ, GZip/TGZ, LPAQ1/5, PAQ8F/JD/L/O, PEA, QUAD, split (.001), TAR, WIM, XZ, ZIP

Ler[editar | editar código-fonte]

ACE, ARJ, CAB, CHM, COMPOUND files (MSI, DOC, PPT, XLS…), CPIO, DEB, ISO CD/DVD images, Java archives (JAR, EAR, WAR), LZH, NSIS installers, OpenOffice file types, PET/PUP (Puppy Linux installers), PAK/PK3/PK4, RAR, RPM, XPI, Z, ZIPX

O Peazip é escrito principalmente em Free Pascal, usando Lazarus. Publicado sob os termos da GNU Lesser General Public License, o PeaZip é software livre.

Uso[editar | editar código-fonte]

O PeaZip permite criar, editar e restaurar o layout de arquivos compactados para tornar mais rápida a compactação ou definição de operação de backup.

O programa também dispõe de uma interface de navegação com busca e histórico para navegação intuitiva no conteúdo e pemite aplicar regras de filtro de múltipla inclusão e exclusão de filigrana ao arquivo; a flat browsing mode is possible como método alternativo de busca de arquivo.

PeaZip permite-lhe criar e extrair diversos arquivos em simultâneo; criar arquivos de extração automática; exportar definições de tarefas como linha de comandos; gravar disposições de arquivação e extração; marcar arquivos e pastas; procurar e abrir com aplicações personalizadas, etc...

Outras funcionalidades: encriptação de ficheiros, copiar/dividir/unir ficheiros, eliminação permanente, comparações, validação de códigos hash e checksum, análises de desempenho, geração de senhas e ficheiros chave.