Pecos Bill

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Pecos Bill é um cowboy estadunidense que figura em inúmeras lendas sobre o Velho Oeste, a maioria surgida na época dos pioneiros.

As histórias sobre Pecos Bill o mostram como exemplo de coragem, humor, força e habilidade, como a que conta que ele montou e domou um ciclone. Também foi usado como explicação de fenômenos naturais como o uivo dos coiotes para a Lua. Ele teria sido criado por uma coiote fêmea. Seu cavalo é o Widowmaker, e sua namorada era Slue-Foot Sue. Para impressionar sua amada, Pecos Bill atirou em todas as estrelas do céu, menos uma que ficou conhecida como Lone Star, a estrela solitária.

O escritor Edward O'Reilly produziu a Saga de Pecos Bill, publicada em 1923. Dessa primeira obra surgiria a inspiração para livros sobre outros personagens como Paul Bunyan e Iron John, conhecidos por Big Men. Em Melody Time de 1948, a obra foi adaptada para o cinema por Walt Disney. O segmento do filme chamado Pecos Bill começa com Roy Rogers e seus amigos cantando "Blue Shadows on the Trail". Depois duas crianças perguntam ao mocinho porque os coiotes uivam para a Lua. Em resposta, Roy Rogers fala e canta sobre Pecos Bill e seus companheiros.

Em 1995, no filme da Disney Tall Tale, Pecos Bill foi interpretado por Patrick Swayze. Nesta ocasião, ele era apaixonado por Jane Calamidade.

Os quadrinhos italianos trouxeram as aventuras de Pecos Bill adaptadas, sendo que no Brasil a Editora Vecchi publicou os trabalhos de Pietro Gamba com o personagem.