Pedal (música)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pedal, em harmonia, é o som prolongado sobre o qual se sucedem diferentes acordes.[1] O pedal mais comum tem lugar no registo de baixo, embora possa dar-se em outros registos vocais distintos. Habitualmente, o pedal é produzido pela nota tónica ou a quinta da tonalidade na qual se desenvolve, embora em algumas ocasiões se possa realizar com outros intervalos.

Um pedal costuma começar com uma harmonia consonante em relação a si mesmo, pelo que o primeiro acorde costuma conter a nota pedal; progride para harmonias menos consonante consigo e finaliza sobre uma harmonia totalmente consonante.

Um pedal tem três fases: preparação, clímax e resolução. Na primeira fase deve-se estabelecer a nota que produz dissonância em função da relação melodia-harmonia e que essa progressão de consonância para dissonância seja fundamental, quinta, terceira, sétima e por fim as tensões.

O clímax é o ponto onde a dissonância alcança grau máximo. A fase de resolução dá-se sobre uma harmonia onde o pedal é fundamental ou quinta do respectivo acorde.

A fase de preparação costuma ser mais demorada que a de resolução, embora possa haver exceções. Também pode diferir a construção destas fases.

Referências

  1. «Nota». Michaelis 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.