Pedal duplo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Pedal duplo trata-se de uma ferramenta usada por muitos bateristas para substituir o uso de dois bumbos, ocupando assim menos espaço, além de oferecer um custo menor.

Pedal duplo Dixon.

História[editar | editar código-fonte]

Baterias com pedais duplos (sejam aqueles com dois bumbos ou pedal duplo) são usados por muitas bandas de Heavy Metal e Hard Rock, bem como por bateristas de Jazz, Fusion e Punk Rock. A ideia para o pedal duplo veio do baterista de jazz Louie Bellson[1] quando ele ainda estava no ensino médio. Baterias com bumbos duplos foram inicialmente utilizados por bateristas de jazz tais como Ray McKinley e Ed Shaughnessy por volta dos anos de 1940 e 1950, e posteriormente popularizado pelos bateristas de rock: Ginger Baker da banda Cream, Mitch Mitchell da Jimi Hendrix Experience, Keith Moon da The Who , Nick Mason da Pink Floyd e Matt Sorum do Velvet Revolver . Tornou-se acessório obrigatório das bandas de Thrash Metal e Death Metal, tal como Slayer, que é reconhecida, através da música Angel of Death, do seu álbum de 1986 Reign in Blood, como o ponto inicial do uso do pedal duplo no metal moderno.

Características[editar | editar código-fonte]

Dois pedais ligados por um extensor, um deles fica ao lado do pedal do hi-hat (chimbal) sem o batedor, enquanto o outro fica preso ao bumbo, com dois batedores.

Utilização[editar | editar código-fonte]

O Baterista aciona um dos batedores com o pé usado para fechar o hi-hat (chimbal), enquanto o outro pé aciona o segundo batedor gerando o ganho de notas que com um pedal simples só poderiam ser executadas com técnicas como "heel toe" que quer dizer "calcanhar ponta do pé" uma técnica que permite o efeito de pedal duplo com somente um pé e um pedal simples usando o calcanhar e a ponta do pé ou a técnica "pivot". O Pedal duplo é muito comum em bandas de Heavy Metal/Thrash Metal/Death Metal/Black Metal entre outros generos do metal. Também é usado em gêneros brasileiros, como samba e até mesmo reggae. Atualmente algumas bandas de Hardcore punk tem usado o pedal duplo para fazer uso de semi-colcheia ou para não cansar tanto o pé direto ao fazer as notas do bumbo.

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. Morre baterista que inventou o bumbo duplo Morre baterista que inventou o bumbo duplo. Página visitada em 1 de fevereiro de 2011.