Pedal duplo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Addbot (discussão | contribs)
m A migrar 1 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:q6148367
Linha 10: Linha 10:


== Utilização ==
== Utilização ==
O Baterista aciona um dos batedores com o pé usado para fechar o hi-hat ([[chimbal]]), enquanto o outro pé aciona o segundo batedor gerando o ganho de notas que com um pedal simples só poderiam ser executadas com técnicas como "heel toe" que quer dizer "calcanhar ponta do pé" uma técnica que permite o efeito de pedal duplo com somente um pé e um pedal simples usando o calcanhar e a ponta do pé ou a técnica "pivot". O Pedal duplo é muito comum em bandas de [[Heavy Metal]]/[[Thrash Metal]]/[[Death Metal]]/[[Black Metal]] entre outros generos do metal. Também é usado em gêneros brasileiros, como samba e até mesmo reggae. Atualmente algumas bandas de Hardcore punk tem usado o pedal duplo para fazer uso de semi-colcheia ou para não cansar tanto o pé direto ao fazer as notas do bumbo.
O Baterista aciona um dos batedores com o pé usado para fechar o hi-hat ([[chimbal]]), enquanto o outro pé aciona o segundo batedor gerando o ganho de notas que com um pedal simples só poderiam ser executadas com técnicas como "heel toe" que quer dizer "calcanhar ponta do pé" uma técnica que permite o efeito de pedal duplo com somente um pé e um pedal simples usando o calcanhar e a ponta do pé ou a técnica "pivot". O Pedal duplo é muito comum em bandas de [[Heavy Metal]]/[[Thrash Metal]]/[[Death Metal]]/[[Black Metal]] entre outros generos do metal.


{{Instrumentos musicais}}
{{Instrumentos musicais}}

Revisão das 20h05min de 24 de maio de 2013

Pedal duplo trata-se de uma ferramenta usada por muitos bateristas para substituir o uso de dois bumbos, ocupando assim menos espaço, além de oferecer um custo menor.

Pedal duplo Dixon.

História

Baterias com pedais duplos (sejam aqueles com dois bumbos ou pedal duplo) são usados por muitas bandas de Heavy Metal e Hard Rock, bem como por bateristas de Jazz, Fusion e Punk Rock. A ideia para o pedal duplo veio do baterista de jazz Louie Bellson[1] quando ele ainda estava no ensino médio. Baterias com bumbos duplos foram inicialmente utilizados por bateristas de jazz tais como Ray McKinley e Ed Shaughnessy por volta dos anos de 1940 e 1950, e posteriormente popularizado pelos bateristas de rock: Ginger Baker da banda Cream, Mitch Mitchell da Jimi Hendrix Experience, Keith Moon da The Who , Nick Mason da Pink Floyd e Matt Sorum do Velvet Revolver . Tornou-se acessório obrigatório das bandas de Thrash Metal e Death Metal, tal como Slayer, que é reconhecida, através da música Angel of Death, do seu álbum de 1986 Reign in Blood, como o ponto inicial do uso do pedal duplo no metal moderno.

Características

Dois pedais ligados por um extensor, um deles fica ao lado do pedal do hi-hat (chimbal) sem o batedor, enquanto o outro fica preso ao bumbo, com dois batedores.

Utilização

O Baterista aciona um dos batedores com o pé usado para fechar o hi-hat (chimbal), enquanto o outro pé aciona o segundo batedor gerando o ganho de notas que com um pedal simples só poderiam ser executadas com técnicas como "heel toe" que quer dizer "calcanhar ponta do pé" uma técnica que permite o efeito de pedal duplo com somente um pé e um pedal simples usando o calcanhar e a ponta do pé ou a técnica "pivot". O Pedal duplo é muito comum em bandas de Heavy Metal/Thrash Metal/Death Metal/Black Metal entre outros generos do metal.

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. Morre baterista que inventou o bumbo duplo «Morre baterista que inventou o bumbo duplo». Consultado em 1 de fevereiro de 2011