Pedonal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mergefrom 2.svg
O artigo ou secção Calçadão deverá ser fundido aqui.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, com {{Fusão de|....|{{subst:DATA}}}}.

(por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Cheque ambas (1, 2) e não esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.).

Pedonal (português europeu) ou Calçadão (português brasileiro) [nota 1] é o termo empregue para designar uma rua ou uma passarela exclusivamente dedicada ao trânsito dos peões.

Variantes[editar | editar código-fonte]

Nas cidade cada vez se encontram mais sectores com uma grande rua ou um conjunto de ruas conhecida por Zona pedonal. Nessas zonas eventualmente poderão circular os transportes públicos assim como a horas bem determinadas, mas normalmente cedo de manhã, os transportadores para fornecerem os armazéns ou lojas desse sector. Pela sua amplitude, objectivos e zonas abrangidas uma zona pedonal não deve ser confundida com um simples passeio. Existem sinais de trânsito próprios a essa zonas (Fig 1)

A fim de se proteger a flora costeira, tem-se vindo a construir passarelas em madeira, conhecida por Passarela pedonal. Existe uma extensa passarela deste tipo entre a praia de Lavadores em Vila Nova de Gaia e Espinho.

Quando dedicadas expressamente aos peões as pontes que antigamente eram designada como ponte de/para peões começam a conhecer-se hoje por Ponte pedonal. Em Aveiro existe mesmo um curiosa Ponte Pedonal Circular.

Distinção[editar | editar código-fonte]

Um passeio é uma parte da rua dedicada á deslocação dos peões e onde a outra é dedicada ao trânsito, enquanto que uma rua pedonal é "a rua".

Exemplos[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. Pedonal- adj. m. e f. (Do lat. pes, pedis' pé) 1. Relativo a peão. 2. Que só pode ser percorrido a pé. Passagem pedonal. (Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea - Academia das Ciências de Lisboa, 2001 - Ed. Verbo)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligação Externa[editar | editar código-fonte]