Pedra do Baú

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bauzinho (esquerda) e Pedra do Baú
Pedra do Baú (centro) e Bauzinho (esquerda), vista pé de Serra a partir de São Bento do Sapucaí
Pedra do baú - início da trilha

Pedra do Baú, também conhecido como Complexo do Baú, é um importante conjunto de rochas gnaissicas localizado no município de São Bento do Sapucaí, estado de São Paulo, Brasil. O ponto culminante é a Pedra do Baú (altitude de 1950 metros[1] e com paredes de aproximadamente 400 metros), famoso por abrigar algumas das mais importantes rotas de escalada esportiva e também de longa duração (conhecidas como big-walls). É formado pelo Bauzinho, Pedra do Baú e Ana Chata.

História[editar | editar código-fonte]

A Pedra do Baú foi escalada pela primeira vez em 1940, pelos irmãos João e Antônio Teixeira de Sousa, conhecidos por irmãos Cortez. Dois anos depois, o empresário Luís Dumont Vilares patrocinou a construção das duas primeiras vias de acesso à pedra (as conhecidas escadinhas de ferro), na face sul, lado do bairro do Baú, São Bento do Sapucaí, e na face norte, lado de São Bento do Sapucaí. Algum tempo depois foi construído o primeiro abrigo de montanha do Brasil, no topo da Pedra, abrigo este que não existe mais (pode-se ver apenas suas fundações), alvo de vandalismos seguidos ao longo dos anos.

Atualidade[editar | editar código-fonte]

As pedras que formam o complexo do Baú são visitadas por um grande número de turistas e também por escaladores profissionais e amadores. Durante os meses de Maio a Setembro a região oferece um clima excelente para a prática da escalada em rocha e uma infinidade de vias.

O acesso por estradas à Pedra do Baú pode ser feito tanto via Campos do Jordão como por São Bento do Sapucaí, sendo o caminho hoje todo pavimentado, à exceção dos últimos 5 km de estrada de terra.

Escalada na Pedra do Baú com Bauzinho ao fundo
Bauzinho (esquerda) e Pedra do Baú
Topo da Pedra do Baú
Mapa da Pedra do Baú - início da trilha
Pedra da Ana Chata - complexo da Pedra do Baú
Esquilo - Pedra do Baú - início da trilha
Pedra do Baú - Escalada do negativo

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Complexo Pedra do Baú Prefeitura Municipal de São Bento do Sapucaí. Visitado em 20 de agosto de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.