Pedralbes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Cruz de Pedralbes, no cruzamento entre a avenida de Pedralbes e a avenida de Esplugas.

Pedralbes é um bairro da cidade de Barcelona, na Espanha; forma parte do distrito de Les Corts. Sua população é de muito alto poder aquisitivo, sobre todo na Avenida Pearson. Neste bairro se encontra a majestosa mansão do Consulado dos Estados Unidos da América e as residências de multimilionários que figuram cada ano nas listas das pessoas mais endinheiradas deste país. Nas décadas de 1940 e 1950, o circuito de Pedralbes se usou em corridas de automobilismo e motociclismo.

Monastério de Pedralbes[editar | editar código-fonte]

O bairro deve seu nome ao monastério de clarisas fundado em 1326 pela rainha Elisenda de Moncada. Em 1367 foi encomendado ao Conselho de Ciento.

Situado ao oeste da cidade de Barcelona, em uma zona que pertenceu ao antigo município de Sarriá e é hoje o bairro homônimo, compreende um claustro de dois pisos (ss. XIV-XV) e uma igreja (século XIV) de uma só nave com capelas entre os contrafortes, atribuída a Berenguer de Montagut; constitui um fiel expoente do gótico catalão. Contém obras de arte tão importantes como a decoração pictórica da capela de San Miguel, obra de Ferrer Bassa (1346), e o duplo sepulcro da fundadora. Alguns espaços do convento foram reformados em 1992-93 para abrigar um depósito de pintura antiga do Museu Thyssen-Bornemisza de Madrid. A decrescente afluência de público e a culminação da reforma do MNAC de Barcelona levaram a um replanejamento de dito acordo, de tal modo que tales pinturas se trasladaram ao museu nacional citado, donde se exibem em espaços diferenciados.

Personagens ilustres[editar | editar código-fonte]

  • Carles Rexach (1947), futebolista e treinador do FC Barcelona.
  • Neymar Junior, futebolista (Ex- Santos)e atual FC Barcelona tem uma mansão no bairro.

41° 23′ N 2° 6′ E