Pedreira Paulo Leminski
A Pedreira Paulo Leminski é um local de espetáculos ao ar livre localizada na região norte da cidade de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná. Com capacidade para até trinta mil pessoas, seu nome é uma homenagem a Paulo Leminski, poeta curitibano e também uma referência ao fato do local ter servido como a Pedreira Municipal, além de uma usina de asfalto em outros tempos. Ainda hoje o local é cercado por um paredão de rocha de trinta metros. Localizada no bairro do Abranches, o local possui cerca de 103,5 mil m², e seu palco possui cerca de 480 m². Foi implantado em 1990.
Durante o aniversário de trezentos anos da cidade, a Pedreira foi palco do tenor José Carreras, acompanhado pela Orquestra Sinfônica Brasileira. Outros artistas renomados que já passaram pelo palco incluem AC/DC, Paul McCartney, Bon Jovi, David Bowie, The Killers[1], Pearl Jam, No Doubt, Sepultura, Björk[1], Milton Nascimento, Roberto Carlos, Iron Maiden[2], INXS, Pixies e Ramones. Eventos que já ocorreram no local incluem o TIM Festival 2007[1] e o Ruffles Reggae.
Ao lado da pedreira está a Ópera de Arame, aberta em 1992 por causa do primeiro Festival de Teatro de Curitiba. Juntos, formam o Parque das Pedreiras.
Em julho de 2008, a realização de grande eventos no local foi proibida no local devido a obtenção de uma liminar em Ação Civil Pública interposta pelo Ministério Público do Paraná[3], a partir de uma solicitação dos moradores da região que alegavam desrespeito ao horário dos espetáculos e baderna causada por ocasião da realização dos eventos na região.
A partir de outubro de 2011 o local foi autorizado, pela justiça, a realizar eventos culturais e shows[4].
[editar] Referências
- ↑ a b c . Arctic Monkeys, Björk, Hot Chip e The Killers chegam a Curitiba para shows na Pedreira. Gazeta do Povo (30 de outubro de 2007). Página visitada em 22 de outubro de 2008.
- ↑ Juliana Girardi e João Rodrigo Maroni (5 de março de 2008). Iron Maiden leva 20 mil pessoas à Pedreira. Gazeta do Povo. Página visitada em 22 de outubro de 2008.
- ↑ Paola Carriel (26 de julho de 2008). Shows são proibidos na Pedreira. Gazeta do Povo. Página visitada em 23 de outubro de 2008.
- ↑ Pedreira reabre Portal Paraná-online
- Pedreira / Ópera de Arame. Prefeitura Municipal de Curitiba. Página visitada em 6 de janeiro de 2007.