Pedreira Paulo Leminski

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Pedreira Paulo Leminski é uma casa de espetáculos ao ar livre localizada na cidade de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná. Com capacidade para até trinta mil pessoas, seu nome é uma homenagem a Paulo Leminski, escritor curitibano do século XX, e ao fato do local antigamente ter servido como a Pedreira Municipal, além de uma usina de asfalto. Ainda hoje o local é cercado por um paredão de rocha de trinta metros. Localizada no bairro do Abranches, o local possui cerca de 103,5 mil , e seu palco possui cerca de 480 m². Foi implantado em 1990.

Durante o aniversário de trezentos anos da cidade, a Pedreira foi palco do tenor José Carreras, acompanhado pela Orquestra Sinfônica Brasileira. Outros artistas renomados que já passaram pelo palco incluem Paul McCartney, David Bowie, Björk[1], Milton Nascimento, Roberto Carlos, Iron Maiden[2], The Killers[1] e Ramones. Eventos que já ocorreram no local incluem o TIM Festival 2007[1].

Mas proximidades da pedreira está a Ópera de Arame, aberta em 1992 por causa do primeiro Festival de Teatro de Curitiba. Juntos, formam o Parque das Pedreiras.

Desde julho de 2008, a realização de grande eventos foi proibida no local devido devido a uma solicitação do Ministério Público do Brasil[3], a partir de uma ação dos moradores da região quanto a desrespeito ao horário dos espetáculos e baderna dos grandes eventos na região.

[editar] Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 Arctic Monkeys, Björk, Hot Chip e The Killers chegam a Curitiba para shows na Pedreira. Gazeta do Povo (30 de outubro de 2007). Página visitada em 22 de outubro de 2008.
  2. Juliana Girardi e João Rodrigo Maroni (5 de março de 2008). Iron Maiden leva 20 mil pessoas à Pedreira. Gazeta do Povo. Página visitada em 22 de outubro de 2008.
  3. Paola Carriel (26 de julho de 2008). Shows são proibidos na Pedreira. Gazeta do Povo. Página visitada em 23 de outubro de 2008.

[editar] Ver também

Ferramentas pessoais
Criar um livro
Outras línguas