Pedro Aznar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pedro Aznar
Informação geral
Nome completo Pedro Aznar
Nascimento 23 de julho de 1959 (64 anos)
País Argentina
Gênero(s) Rock
Jazz
Folk
Instrumento(s) Voz
Baixo
Guitarra
Teclados
Período em atividade 1974 - atualmente
Afiliação(ões) Seru Giran, Pat Metheny
Página oficial www.pedroaznar.com.ar

Pedro Aznar (Buenos Aires, 1959) é um compositor e intérprete argentino.

Tem o contra-baixo como instrumento primário. Utiliza também o piano a guitarra e outros intrumentos em arranjos diversos.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em Buenos Aires no ano de 1959, inicia seus estudos de guitarra clássica com 9 anos. Dentro de pouco tempo já domina a guitarra elétrica que utiliza na sua primeira banda, a Life. Em 1974, passa a integrar o grupo Madre Atómica, já como baixista.

Em 1977 passa a integrar o grupo Alas. Neste ano tem o primeiro contato com o som de Jaco Pastorius e sua técnica com baixo fretless. O encantamento com o som da técnica era tanto, que Aznar arrancou os trastes do seu primeiro baixo - um SG amarelo de 100 pesos argentinos, que Aznar guarda até hoje.

Em 1978, após a desintegração da Alas, realiza algumas gravações com outras bandas, sempre buscando a experimentação com o baixo fretless. Neste ano, é indicado para integrar um grupo que Charly García - que se encontrava no Brasil - estava montando.

Nasce então um dos ícones do rock argentino e latino-americano, o Serú Girán. No conturbado momento política da ditadura argentina, o Serú Girán passaria a ser baluarte da resistência frente as atrocidades do regime.

Em 1979, o Serú Girán ainda não havia conquistado o público, mas o lançamento do álbum La Grasa de las Capitales, encanta o público argentino. Neste ano, Aznar compra o seu primeiro piano e inicia seus estudos com Jazz e harmonia. No ano de 1980 o Serú Girán está consagrado, lotando estádios e recebendo convites para festivais no exterior.

Em um destes festivais, o Rio Monterey Jazz Festival, no Rio de Janeiro, que Aznar tem seu primeiro contato ao vivo com o som do Pat Metheny Group encantado com o grupo, Aznar oferece algumas fitas demo de gravações caseiras para Pat, segundo ele, em recompensa a beleza da música de Pat.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo sobre uma banda ou grupo musical da Argentina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.