Pedro I de Oldemburgo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pedro I
Grão-duque de Oldemburgo
Peter I Oldenburg.jpg
Pedro I
Governo
Consorte Frederica de Württemberg
Vida
Nascimento 17 de Janeiro de 1755
Prabuty, Alemanha (actual Polónia)
Morte 21 de Maio de 1829 (74 anos)
Wiesbaden, Alemanha
Filhos Augusto de Oldemburgo
Jorge de Oldemburgo
Pai Jorge Luís de Holstein-Gottorp
Mãe Sofia Carlota de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Beck

Pedro I de Oldemburgo (Pedro Frederico de Holstein-Gottorp), (17 de janeiro de 1755 - 21 de maio de 1829) foi o regente do ducado de Oldemburgo em nome do seu primo incapacitado, Pedro Frederico Guilherme, de 1785 a 1823, passando depois a ser o grão-duque reinante até à sua morte.

Família[editar | editar código-fonte]

Pedro era o filho mais novo, mas o único que viveu até à idade adulta do príncipe Jorge Luís de Holstein-Gottorp e da princesa Sofia Carlota de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Beck. Os seus avós paternos eram o príncipe Cristiano Augusto de Holstein-Gottorp e a princesa Albertina de Baden-Durlach. Os seus avós maternos eram o duque Frederico Guilherme II de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Beck e a princesa Ursula Ana de Dohna-Schlodien-Carwinden.[1]

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

No dia 6 de junho de 1781, Pedro casou-se com a princesa Frederica de Württemberg. O casamento tinha como objectivo fortalecer as ligações entre o Império Russo e Württemberg. O casal teve dois filhos antes de Frederica morrer ao dar à luz no dia 24 de novembro de 1785.

Referências

  1. Jirí Louda and Michael MacLagan, Lines of Succession: Heraldry of the Royal Families of Europe, 2nd edition (London, U.K.: Little, Brown and Company, 1999), table 29.