Pedro Nolasco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
São Pedro Nolasco, O.Merc.
São Pedro Nolasco pintado por Francisco de Zurbarán
Nobre da França, Redentor dos Cativos e Confessor
Nascimento ca. 1189 em Mas-des-Saintes-Puelles, França
Morte 6 de maio de 1256 (67 anos) em Valência, Espanha
Veneração por Igreja Católica
Canonização 1628 por Papa Urbano VIII
Festa litúrgica 6 de maio
Atribuições Representado vestindo o hábito branco dos mercedários, segurando um estandarte com as armas de Aragão, um cruz ou ainda um ramo de oliva
Padroeiro Cativos
Gloriole.svg Portal dos Santos

Pedro Nolasco foi um santo católico nascido na França e que desenvolveu seu trabalho missionário religioso na Espanha.

Nascimento e nobreza[editar | editar código-fonte]

Nasceu no Condado da Provença, no sul da França. Seu pai, de origem anglo-normanda, chama-se Guillaume de Bigot (era filho de Hugh Bigot, 1º conde de Norfolk). Sua mãe, de origem italiana, chama-se Catarina, e era descendente de Filipe I de França através dos Saint-Gilles. Sua mãe provinha de Nola, Itália, donde o santo recebeu o nome.

Juventude e idade adulta[editar | editar código-fonte]

O irmão de Pedro, Jaime, havia herdado do avô materno o título de nobreza (que provinha de um ancestral, Raymond de Saint-Gilles. Por tal razão, o jovem Pedro cresceu como um requisitado comerciante, já uqen ão tinha direito ao título.

Em suas transações comerciais no Oriente, foi tocado pelo sofrimento dos cristãos presos em cativeiros em terras muçulmanas. Aí tomou a iniciativa de comprar tais cativos. Mais tarde, Pedro Nolasco recebeu uma iluminação divina, por Maria, Mãe de Jesus, que o convocou a expandir seu trabalho para uma missão no mundo. Além do que, o sul da França estava sendo utilizado como refúgio de cátaros, uma seita herética que causou muitos males à Cristandade. Nossa Senhora entregou-lhe, assim, um escapulário e, nesse mesmo dia, Pedro Nolasco saiu para pedir a bênção da Igreja e de Rei.

Em 1218 fundou a Ordem de Nossa Senhora das Mercês. Pedro Nolasco é santo, como reconheceu a Santa Igreja (São Pedro Nolasco), e conhecido como redentor dos cativos.

Descendentes[editar | editar código-fonte]

Nos dias atuais ainda existem descendentes do irmão de Pedro, entre os quais membros de muitas casas reais européias.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Nobre da França, Confessor da Igreja Católica, Santo da Igreja Católica e Filho da França (já que descendia da Casa de Capet em linhas materna e paterna).

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Pedro Nolasco
Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um santo, um beato ou um religioso é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.