Pedro Sarmiento de Gamboa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde Agosto de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Pedro Sarmiento de Gamboa.

Pedro Sarmiento de Gamboa (Pontevedra, Espanha, 1532 - Lisboa, Portugal, 1592) foi um navegador e historiador espanhol.

Participou junto a Álvaro de Mendaña da expedição que descobriu as Ilhas Salomão, sendo nomeado capitão de um dos navios de Mendaña em 1567; posteriormente, foi governador das terras do Estreito de Magalhães.

Estabeleceu uma colônia de espanhóis ao Sul da América do Sul, mas fracassou neste projeto por diversas razões, tendo os colonos morrido de fome. Em uma de suas viagens à Espanha em busca de auxílio para este estabelecimento, foi aprisionado por corsários ingleses e levado a Londres. Libertado pela Rainha Elizabeth I da Inglaterra, foi de novo aprisionado, desta vez por franceses, até ao pagamento do resgate em 1590.

Voltou à Espanha, onde foi recebido por Felipe II de Espanha. Pouco depois foi nomeado Almirante da Armada Espanhola e veio a falecer a bordo de um de seus navios, em 1592, na costa de Lisboa.

Links[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Pedro Sarmiento de Gamboa
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.