Pedro Viriato Parigot de Sousa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Pedro Viriato Parigot de Souza (Curitiba, 26 de fevereiro de 191611 de julho de 1973) foi um engenheiro civil e político brasileiro.

Formado em Engenharia civil pela Universidade Federal do Paraná, com especialização em Engenharia hidráulica, lecionou Hidráulica e de Hidrologia na Universidade Federal do Paraná. Fundou o Centro de Estudos Hidráulicos do Paraná (CEHPAR), posteriormente denominado Centro de Estudos Hidráulicos Parigot de Sousa

Sua vida profissional desenvolveu-se, sobretudo, em projetos e estudos de usinas hidrelétricas no laboratório de hidráulica do CEHPAR. Autor de diversos livros sobre o assunto, dirigiu a Companhia Paranaense de Energia (COPEL) de 10 de fevereiro de 1961 a 2 de junho de 1970, período em que prosseguiu na carreira de docente e pesquisador.

Elegeu-se vice-governador do estado do Paraná em 1971, por via indireta. No mesmo ano, o governador Haroldo Leon Peres foi acusado de corrupção e renunciou, ocasião em que assumiu o governo do estado.

Durante sua gestão, já acometido pelo câncer, licenciou-se várias vezes para tratamento. Faleceu no exercício do cargo, quando foi substituído por João Mansur, presidente da Assembléia Legislativa. Em conformidade com a Emenda Constitucional nº 2, de 1972, um novo governador foi escolhido pelo legislativo estadual.

Precedido por
Haroldo Leon Peres
Governador do Paraná
19711973
Sucedido por
João Mansur
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.