Pedro de Vaux de Cernay

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pedro de Vaux de Cernay
Nascimento 1182
Morte 1218
Cidadania França
Ocupação monge, historiador, cronista

Pedro de Vaux de Cernay (em latim: Petrus Sarnensis; em francês: Pierre des Vaux de Cernay; fl. c. 1215) foi um monge cisterciense da Abadia de Vaux de Cernay, na moderna região de Yvelines, no norte da França, e um cronista da Cruzada Albigense. Sua "Historia Albigensis" é uma das fontes primárias para os eventos da cruzada. Acredita-se que tenha sido escrita entre 1212 e 1218 e reconta os principalmente os eventos do período entre 1203 e 1208, mas também alguns posteriores, em alguns deles tendo o próprio Pedro como testemunha[1]. Seu tio, Guido de Vaux-de-Cernay (Guy) era seu abade, bispo de Carcassonne por alguns anos a partir de 1212 e um dos primeiros pregadores levados para a região para conter o catarismo por Simão IV de Montfort.

Pedro chegou a seguir para o oriente com a Quarta Cruzada[2] com Guido, chegando até Zara, na Dalmácia. Os dois se juntaram a Simão talvez em 1210[3] e é provável que Pedro já o conhecesse pessoalmente.

Sua obra é geralmente considerada enviesada, claramente defendendo o lado da Igreja[1], mas é também mais objetiva em seu relato das crenças e atos dos cátaros do que outros caçadores de hereges[4]. Steven Runciman cita exemplos de pontos onde a discussão de Pedro sobre a teologia cátara é presumivelmente mais acurada[5] e outros nos quais ela foi exagerada para fins propagandísticos[6]. A crônica certamente já estava pronta em 1218 e sugere-se que a morte de Pedro, neste mesmo ano, pode ter sido a razão[1].

Referências

  1. a b c «Peter of les Vaux de Cernay and the History of the Albigensian Crusade (Historia Albigensis (em inglês) 
  2. «Pierre des Vaux de Cernay» (em inglês). Imago Mundi 
  3. André Vauchez, Richard Barrie Dobson, Michael Lapidge, Encyclopedia of the Middle Ages (2001), pp. 1123-4.
  4. Edward Peters, Heresy and Authority in Medieval Europe: Documents in Translation (1980), p. 123.
  5. Steven Runciman, The Medieval Manichee : A Study of the Christian Dualist Heresy (1947) p. 166.
  6. Runciman, The Medieval Manichee p. 177.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Pascal Guébin and Ernest Lyon (1939), Petri Vallium Sarnaii monachi Hystoria albigensis (em francês)
  • Pascal Guébin and Henri Maisonneuve (1951), Histoire albigeoise (três volumes) (em inglês)
  • W. A. Sibly and M. D. Sibly, History of the Albigensian Crusade: Peter of les Vaux-de-Cernay's 'Historia Albigensis' (1998) (em inglês)
  • C. M. Kurpiewski, Writing beneath the shadow of heresy: the Historia Albigensis of Brother Pierre des Vaux-de-Cernay, Journal of Medieval History 31 (2005), 1, pp. 1-27 (em inglês)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]