Pega-varetas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O pega-varetas (português brasileiro) ou mikado (português europeu) é um antigo jogo de destreza manual.

Na variante mais comum, consiste em várias varetas coloridas (de aproximadamente 20 cm) e uma vareta preta, e pode ser jogado por 2 a 6 jogadores. No início do jogo, o feixe de varetas é jogado ao acaso na mesa, para que os jogadores tentem pegar as varetas de sua respectiva cor.

Cada jogador deve, no seu turno, tentar retirar quantas varetas puder sem que nenhuma das outras se mova. Quando essa tentativa for frustrada, passa a ser a vez do próximo jogador. As varetas são pontuadas de acordo com as cores e há uma vareta especial, de cor preta, que quando apanhado pode ser utilizado para ajudar a retirar as demais.

De modo geral as varetas podem ter a seguinte pontuação:

  • Amarelo: 05 pontos;
  • Verde: 10 pontos;
  • Azul: 35 pontos;
  • Vermelho: 50 pontos; e
  • Preta: 100 pontos.

No Brasil, o jogo é fabricado pela Estrela desde agosto de 1961 até os dias atuais. No entanto, uma vez que se trata de um jogo simples, que não era patenteado, diversas outras empresas de brinquedos também o lançaram, sem a obrigação de pagamento de direitos autorais.

As varetas deste jogo foram utilizados em outro jogo da Estrela: o Cai-não-cai; mas no Cai-não-cai as varetas são pintadas de uma mesma cor.


Ícone de esboço Este artigo sobre jogos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.