Peixe pré-histórico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Peixe fóssil do período Cretáceo.

Peixes pré-históricos são vários grupos (classes) de peixes que viveram antes dos registros históricos.

Uns poucos, dentre os quais o celacanto, ainda existem hoje (em espécies um tanto modificadas) e são considerados, numa expressão inadequada, fósseis vivos.

Peixes sem mandíbulas (Agnatha)[editar | editar código-fonte]

Pikaia[editar | editar código-fonte]

Pikaia foi um animal extinto do Cambriano Médio achado perto do Mount Pika, no Burgess Shale da Colúmbia Britânica.Esse fóssil foi descoberto pelo paleontólogo de invertebrados americano Charles Doolittle Walcott, que o descreveu pela primeira vez em 1991, quando o classificou como um "anelídeo poliqueta". Atualmente é visto como um cefalocordado ancestrais dos peixes (o primeiro grupo de vertebrados) e por isso, também de todos os vertebrados.Apesar de não um "peixe" verdadeiro, às vezes é classificado como tal, dentro do grupo Agnatha, sendo, nessas circunstânicias tido como o primeiro peixe e o primeiro vertebrado da face da Terra.

Pikaia gracilens.

Ostracodermes[editar | editar código-fonte]

Os primeiros peixes e certamente os primeiros vertebrados, foram os ostracodermes, os quais apareceram no período Cambriano, aproximadamente há 510 milhões de anos, e tornaram-se extintos no final do Devoniano, aproximadamente 350 milhões de anos atrás. Ostracodermes foram peixes sem mandíbula encontrados principalmente em água doce. Eles eram cobertos com uma armadura óssea ou escamas e tinha frequentemente menos de 30 cm de comprimento. Os ostracodermes são classificados na classe Agnatha junto com os atualmente vivos peixes sem mandíbulas, as lampréias e peixes-bruxas, os quais acreditam-se serem descendentes dos ostracodermes.

Conodontes[editar | editar código-fonte]

Dentes de conodontes provenientes da Pensilvânia e de Maryland, nos Estados Unidos.

Conodontes são cordados vertebrados extintos do grupo dos peixes que pertencem à classe Conodonta.Apesar disso, alguns o consideram um filo à parte separado do Filo Chordata (o Filo Conodonta), por haver uma probabilidade de pertencerem ao Filo Chaetognatha e de não serem peixes cordados.

Anaspida[editar | editar código-fonte]

Os Anaspida foram pequenos peixes agnatos marinhos.Seu primeiro aparecimento foi durante o Período Siluriano, logo após a Extinção do Devoniano, a maior de todos os tempos da História da Terra.

Galeaspida[editar | editar código-fonte]

Galeaspida, também conhecidos por elmos couraçados, foi um grupo de peixes agnatos que viveram nos períodos Siluriano e Devoniano do que seria atualmente os territórios da China e do Vietnã.

Fóssil de um peixe Galeaspida.

Osteostraci[editar | editar código-fonte]

A Classe Osteostraci foi uma classe de peixes Cephalaspidomorphos que viveram na região onde é hoje a América do Norte, Europa e Rússia do Período Siluriano ao Devoniano.

Pituriaspida[editar | editar código-fonte]

Pituriaspida foi um pequeno grupo de peixes couraçados que viveram no Período Devoniano Médio na Austrália, à aproximadamente 390 milhões de anos atrás.Só se conhecem duas espécies:

Pteraspidomorphi[editar | editar código-fonte]

Pteraspidomorphi foi uma classe de peixes agnatos que continham os sub-grupos Heterostraci, Astraspida, Arandaspida e Eriptychiida.

Lista de Peixes sem mandíbula (Agnatha)[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • O Gênero de Peixes Agnatha Haikouichthys aparece no primeiro episódio do documentário Walking with monsters, da BBC.
  • De acordo com este documentário, já nessa época o Haikouichthys já tentava passar para a terra firme, muito antes dos Tetrapodomorpha.Porém, eram atacados pelo Brontoscorpio (precursor dos escorpiões modernos), que também estavam saindo da água para a terra firme.

Acanthodii[editar | editar código-fonte]

Os primeiros peixes com mandíbulas, os acantodianos, ou tubarões espinhados, apareceram no Siluriano superior, aproximadamente 410 milhões de anos atrás, e vindo a se extinguir no fim do Permiano, aproximadamente 250 milhões de anos atrás. Acantodianos eram geralmente menores que os peixes como os tubarões variando de "filtradores" de alimentos sem dentes a predadores dentados. Eles já foram classificados como uma ordem da classe Placodermi, outro grupo de peixes primitivos, mas recentemente autoridades tendem a colocar os acanthodiaes oou ambos os grupos dividindo um ancestral comum.

Placodermos[editar | editar código-fonte]

Modelo de um Materpiscis, um placodermo, no Museum Victoria, Australia.


Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido. Ajude e colabore com a tradução.

(em inglês)

Peixes cartilaginosos[editar | editar código-fonte]

Acantodianos[editar | editar código-fonte]

Tubarões e placodermos[editar | editar código-fonte]

Peixes ray-finned primitivos[editar | editar código-fonte]

Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido (desde março de 2008). Ajude e colabore com a tradução.

Peixes ray-finned modernos[editar | editar código-fonte]

Onychodontida[editar | editar código-fonte]

Tetrapodomorpha[editar | editar código-fonte]

Sub-Classe extinta de Peixes Sarcopterygii precursores dos anfíbios, e por isso, de todos os tetrápodes,e que também engloba todos os Tetrápodes (anfíbios, répteis, sinapsídeos, aves e mamíferos).Logo, toda a Super-Classe Tetrapoda está dentro da Classe Sarcopterygii e da sub-classe Tetrapodomorpha.

Taxonomia e Filogenia dos Tetrapodomorpha[editar | editar código-fonte]

Evolução dos Tetrapodomorpha em Tetrápodes.
Ícone de esboço Este artigo sobre peixes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.