Pellet de madeira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Exemplo de pellets de madeira.

Pellet de madeira é um biocombustível que usa como matéria-prima resíduos como a serragem ou maravalha.[1] Os pellets são pequenos granulados em formato cilíndrico que possuem entre 6 e 8 milímetros de diâmetro, de comprimento possuem entre 10 a 40 milímetros.[2] Para a produção de pellets é utilizado resíduos com umidade abaixo de 10%, isto permite que o pellet seja queimado com alta eficiência.[3]

Para que o pellet tenha um rendimento melhor é necessário misturar diferentes tipos de madeira com poder calorífico elevado.[2] O resíduo precisa ser picado e seco, para poder ser triturado até que vire pó, este pó será comprimido de modo que atinja seu formato final.[1]

Vantagens[editar | editar código-fonte]

  • Combustível limpo: o pellet é considerado um combustível limpo, isso porque durante sua combustão em caldeiras a emissão de compostos químicos muito reduzido, tornando a queima de pellets uma das formas de extração de energia menos poluente.
  • Combustão eficiente: devido ao baixo teor de umidade do pellet, a sua combustão é mais eficiente, sua chama é estável e queima por mais tempo que outro combustíveis.
  • Alto poder calorífico: o pellet por ser um resíduo tão compacto possui um poder calorífico mais elevado que outros tipos de resíduos, como a lenha por exemplo.
  • Reciclagem: para a produção de pellets de madeira não é necessário que árvores sejam cortadas, pois o pellet pode ser feito a partir de restos de madeira de serrarias e pedaços de madeira que normalmente são descartados, como: cascas, refilos, costaneiras, lascas etc.
  • Energia renovável: assim como outros tipos de biomassa, o pellet também é um tipo de energia renovável e podemos encontrá-la durante todo o ano.
  • Armazenagem: cerca de uma tonelada de pellet são equivalentes a uma tonelada e meia de madeira, o que significa que o local para armazenagem pode ser reduzido, além disso, o uso do pellet é muito mais higiênico, pois mantêm o ambiente limpo, sem folhas e insetos.


Referências

  1. a b Lippel. Fábrica de Pellets. Página visitada em 16 de julho de 2013.
  2. a b Prestenergia. O que são pellets?. Página visitada em 16 de julho de 2013.
  3. Soma Brasil. Pellets. Página visitada em 16 de julho de 2013.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre ecologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.