Pemba (Tanzânia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pemba Island (Tanzania).jpg

A ilha de Pemba, ou Al Jazeera Al Khadra (a ilha verde, em língua árabe) faz parte do Arquipélago de Zanzibar,ao largo da costa da Tanzânia, no Oceano Índico. Está localizada a cerca de 50 km a norte da ilha de Unguja (o nome local da ilha de Zanzibar) e igualmente a cerca de 50 km da costa de África, estando separada do continente pelo canal de Pemba. Em 1988, a população da ilha foi estimada em 265.000 habitantes, para uma área de 980 km².

A ilha de Pemba tem melhores solos que a de Zanzibar e, por isso, a actividade tradicionalmente mais importante é a agricultura, com o cravo da Índia sendo a sua produção e produto de exportação principal. No entanto, a ilha do norte está igualmente a tornar-se um destino turístico importante.

Desde o século XVI, com a instalação dos portugueses em Zanzibar, e depois até à unificação daquela ilha com o Tanganica, em 1960, a ilha de Pemba foi tradicionalmente administrada pela ilha maior. Neste momento, Pemba está dividida em duas regiões administrativas: Pemba Norte e Pemba Sul.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da África, integrado no Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Link externo[editar | editar código-fonte]

Zanzinet – Pemba