Península de Dingle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Location map of the Dingle Peninsula

A Peninsula de Dingle (irlandês: Corca Dhuibhne) localiza-se no Condado de Kerry e nela se situa o ponto mais ocidental de todo o território da Irlanda.

Morfologia e geologia[editar | editar código-fonte]

Mapa da Península de Dingle

A península penetra cerca de 48 km no Oceano Atlântico e apresenta uma morfologia bastante irregular com um litoral escarpado, formado por falésias entrecortadas por pequenas baías e enseadas onde existem praias arenosas. O seu interior é dominado pela cordilheira de montanhas que constituem a sua espinha dorsal, onde se inclui o Mount Brandon, o segundo maior pico da Irlanda com 952 m de altitude.

Junto à extremidade sudoeste da península situam-se as ilhas Blasket, que se encontram desabitadas desde meados do século XX.

Cultura e língua[editar | editar código-fonte]

A zona mais ocidental da península é uma área Gaeltacht, onde se preserva a língua e a cultura tradicionais da Irlanda. Na região de Slea Head decorreram as filmagens da famosa película Ryan's Daughter, de David Lean.

Turismo[editar | editar código-fonte]

A península oferece aos turistas um vasto leque de atractivos. Entre estes, destacam-se: praias arenosas para tomar banho, percursos pedestres de todos os níveis de dificuldade, uma rica tradição musical, festivais de arte, artesanato, excelentes restaurantes, locais para pescar e alguns dos melhores sítios para para praticar surf na Irlanda[1] .

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]