Península de Eyre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Localização da península de Eyre e do golfo de Spencer no sul do continente australiano.

A península de Eyre é uma península de forma triangular na Austrália Meridional. Limita a leste com o golfo de Spencer, a oeste com a Grande Baía Australiana e a norte com os montes Gawler. Tem o nome do explorador Edward John Eyre, que a explorou parcialmente entre 1839 e 1841.

Descoberta[editar | editar código-fonte]

Paisagem do parque nacional de Coffin Bay na península de Eyre.

A sua linha de costa foi explorada pela primeira vez por Matthew Flinders em 1801 e 1802. A costa ocidental também foi visitada por Nicolas Baudin mais ou menos pela mesma época. O interior da península foi explorado por uma expedição liderada por John Charles Darke em 1844, tendo este sido morto pelos aborígenes locais quando regressava a Port Lincoln.

Características[editar | editar código-fonte]

As principais cidades são Port Lincoln no extremo meridional, Whyalla e Port Augusta a nordeste, e Ceduna a noroeste. Estão ligadas pela autoestrada de Eyre pelo interior e pelas estradas Flinders e Lincoln Highway pelas costas oeste e leste, respectivamente.

O principal recurso da zona é a agricultura e a pecuária - os cereais, e os gados ovino e bovino, e no sul mais húmido, actividades como a indústria leiteira e a vitivinicultura. Muitas pessoas das localidades da costa dedicam-se à pesca comercial, particularmente em Port Lincoln onde há uma grande frota de pesca de atum, que gradualmente se move para a piscicultura. A península de Eyre tem cerca de 56 milhares de habitantes.

Existe mineração comercial de nefrite perto de Cowell. Também se extrai minério de ferro nas colinas perto de Iron Knob.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Península de Eyre