Península de Llŷn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Trechos sem fontes poderão ser removidos.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.
Mapa da península de Lleyn.

A Península de Lleyn (em galês: Penrhyn Llŷn, em inglês: Llŷn Peninsula) é uma península no oeste do País de Gales que se estende cerca de 50 km pelo mar da Irlanda, a sudoeste da ilha de Anglesey[1] . Integra o condado e região histórica de Gwynedd. Supõe-se que o seu nome é de origem irlandesa e que tem a mesma raiz (Laighin no atual gaélico irlandês) que a palavra Leinster.

Geograficamente, Llŷn é famosa pela sua paisagem, protegida em várias zonas: Zona de Costa Protegida Nacional, uma Reserva Natural em Cors Geirch e uma Zona Europeia de Conservação Marinha, bem como uma vintena de locais de interesse científico. É também uma das zonas classificadas como Area of Outstanding Natural Beauty em grande parte da costa.

Historicamente, a península foi usada por peregrinos que iam até à ilha Bardsey (Ynys Enlli em gaélico galês). o seu relativo isolamento ajudou à conservação da língua galesa e de uma cultura própria. Tal fez com que Lleyn passasse a ser um famoso destino tanto para turistas como para britânicos com segunda residência, o que terá ajudado a que os habitantes locais se tenham vistos obrigados a partir pela alta do mercado imobiliário. Nas décadas de 1970, 1980 e 1990, um misterioso grupo terrorista chamado Meibion Glyndŵr lançou uma série de ataques a segundas residências usando artefactos incendiários.

Em 19 de julho de 1984 houve um sismo na península de valor 5.4 na escala de Richter e que se sentiu em muitas partes da Irlanda e do oeste da Grã-Bretanha.

O Centro Galês da Língua e Património (Welsh Language and Heritage Center) de Nant Gwrtheyrn está situado na costa norte desta península.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. penllyn.com. gwybodaeth-Information. Visitado em 1-1-2012.