Península de Moçandão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Península de Musandam)
Moçandão

مُـحَـافَـظَـة مُـسَـنْـدَم‎
Musandan

A vilaiete de Buca
A vilaiete de Buca
A vilaiete de Buca
Localização
Em vermelho, a Península de Moçandão e o enclave de Mada, exclaves omanitas.
Em vermelho, a Península de Moçandão e o enclave de Mada, exclaves omanitas.
Em vermelho, a Península de Moçandão e o enclave de Mada, exclaves omanitas.
País  Omã
Província Moçandão
Administração
Capital Caçapo
Muafiz HE Alçaíde Califa ibne Murdas ibne Amade Albuçaídi
Características geográficas
Área total 1 800 km²
População total (2010) 31 425 hab.
Densidade 17,5 hab./km²
Fuso horário Horário oficial do Omã (UTC+4)
Sítio www.omanet.om

A península de Moçandão[1][2][3] ou Musandam é uma pequena subpenínsula do leste da Península Arábica que, com os territórios adjacentes, constitui um exclave omanita. O território é limitado a norte pelo Estreito de Ormuz, do outro lado do qual se estende a costa do Irã, a leste pelo Golfo de Omã, a sul e oeste pelos Emirados Árabes Unidos e a oeste pelo Golfo Pérsico. A principal cidade é Caçapo.

Divisão administrativa[editar | editar código-fonte]

A península de Moçandão (em árabe: مُـحَـافَـظَـة مُـسَـنْـدَم; romaniz.:Muḥāfaẓaṫ Musandam) constitui, junto com o enclave de Mada, uma província de Omã. A província é um exclave, separado do resto de Omã pelos Emirados Árabes Unidos. Sua localização dá a Omã controle parcial, compartilhado com o Irã, do estreito estratégico. Na seção norte de Moçandão, em torno de Kumzar, se fala a língua Kumzari, que é uma língua do sudoeste iraniano intimamente relacionada com o Larestani e o Luri. A Península de Moçandão tem uma área de 1.800 quilômetros quadrados, e uma população de 31.425 pessoas.

O acesso à península era difícil, com as únicas opções sendo vôos limitados ou dez horas de viagem por meio de quatro postos de imigração. Um serviço de barcas entre Mascate e Moçandão foi lançado em agosto de 2008 para aliviar este problema e tornar a região mais acessível[4]. A província é acessível por terra apenas através dos Emirados Árabes Unidos. Pode-se acessar a região através de Ras al-Khaimah, perto de Al Jeer, e de um enclave de Xarja, Doba. A companhia aérea Oman Air fornece uma ligação entre a capital do país, Mascate, e a principal cidade administrativa da província, Caçapo.

Subdivisões[editar | editar código-fonte]

A área tem grande importância estratégica devido à sua proximidade com o Estreito de Ormuz. A Província de Moçandão consiste de quatro vilaietes:

  • Caçapo (capital)
  • Buca
  • Doba
  • Mada, (um exclave, localizado entre o resto de Moçandão e o resto de Omã)

O chefe administrativo da Província é chamado de muafiz (em árabe: مُـحَـافِـظ; romaniz.:muḥāfiẓ; lit. regulador). O atual muafiz é HE Alçaíde Califa ibne Murdas ibne Amade Albuçaídi.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Dhow na costa Caçapo, Omã

A costa rochosa assemelha-se às costas esculpidas pelas geleiras das regiões polares, mas, neste caso, a costa foi moldada pelo movimento da crosta terrestre. A placa da Arábia está lentamente entrando sob a placa eurasiática, criando as montanhas propensas a terremotos do Irã. Na ponta da placa da Arábia, a Península de Moçandão está afundando. As montanhas mais altas permanecem acima da água, mas o mar encheu os vales com água.

Referências

  1. Fernandes, Ivo Xavier (1941). Topónimos e Gentílicos. I. Porto: Editora Educação Nacional, Lda. 
  2. Os Lusíadas. Estrofe 102 do Canto X. «Olha o Cabo Asaboro, que chamado / Agora é Moçandão, dos navegantes; / Por aqui entra o lago que é fechado / De Arábia e Pérsias terras abundantes. / Atenta a ilha Barém, que o fundo ornado / Tem das suas perlas ricas, e imitantes / A cor da Aurora; e vê na água salgada / Ter o Tígris e Eufrates ũa entrada.», https://pt.wikisource.org/wiki/Os_Lus%C3%ADadas/X
  3. Gonçalves, Rebelo (1947). Tratado de Ortografia da Língua Portuguesa. Coimbra: Atlântida - Livraria Editora. p. 37 
  4. «Oman launches high-speed ferry». Gulf News. 26 de julho de 2008 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Omã é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.