Penedo dos Três Reinos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Penedo dos Três Reinos
Frágua dos Três Reinos
Penedo dos Três Reinos
Coordenadas 41° 58' 20" N 6° 58' 57" O
Altitude 1 025 m
Rota mais fácil De Moimenta, Vinhais

O Penedo dos Três Reinos ou Frágua dos Três Reinos é uma elevação com 1025 metros de altitude, integrada no sistema montanhoso da Serra de Marabón e a Serra de Montesinho, e que era a tríplice fronteira entre os três antigos reinos medievais de Portugal, Leão, e Galiza, donde o seu nome[1].

O penedo situa-se na fronteira entre a freguesia de Moimenta, no concelho de Vinhais (Distrito de Bragança) e o município de A Mezquita, na província de Ourense (Comunidade Autónoma da Galiza) e o município de Ermesende, na província de Zamora (Comunidade Autónoma de Castela e Leão)[2]. As suas coordenadas aproximadas são 41° 58′ 20″ N, 6° 58′ 57″ O.

Em 1864, com o traçado definitivo, pela Comissão dos Limites, das fronteiras entre Portugal e Espanha, manteve-se a fronteira de séculos nesta região do Alto Trás-os-Montes[3]. Embora hoje em dia os três reinos a que o nome da frágua alude já não existam (Portugal tornou-se uma república, e a Galiza e Leão foram integradas no reino de Espanha), a sua velha e secular designação manteve-se inalterada.

Referências

  1. A. de Amorim Girão (1949). Geografia de Portugal. [S.l.]: Portucalense Editora. 427 páginas 
  2. Joaquim Maria Neto (1975). O leste do território bracarense. [S.l.]: SNJ, Braga. 24 páginas 
  3. Tratado de limites entre Portugal e Hespanha, assignado em Lisboa pelos respectivos plenipotenciários aos 29 de setembro de 1864. [S.l.]: Imprensa Nacional, Lisboa. 1866. 8 páginas 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Espanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.