Pentesileia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde março de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Pentesiléia (1862), de Gabriel-Vital Dubray (1813-1892). Fachada leste do Cour Carrée no Palácio do Louvre, Paris

Na mitologia grega, Pentesileia foi uma rainha amazônica, filha de Ares e Otrera, e irmã de Hipólita, Antíopa e Melanipe. O Pseudo-Apolodoro diz como Pentesileia entrou na guerra de Troia: Pentesileia e sua irmã Hipólita estavam caçando quando esta acidentalmente matou Hipólita com sua lança. O acidente causou tanta dor em Pentesileia que ela tinha vontade de morrer, mas como uma guerreira amazona tinha quer fazer em batalha. Dessa forma ela foi facilmente convencida a entrar na guerra de Troia

Pentesileia nos Poemas[editar | editar código-fonte]

Alguns escritos narram a entrada de Pentesileia na guerra de Troia:

"Esses foram os jogos funerais de Heitor. E agora chegou uma Amazona, a grande filha do coração do homem - degolado Ares."

"Agora eles dizem que foi Pentesileia das Amazonas para ganhar distinção de bravura e que, para o futuro da corrida diminuída cada vez mais e, em seguida, perdeu toda a sua força, consequentemente, em tempos mais tarde, sempre que qualquer escritores recontar sua valentia, os homens consideram o histórias antigas sobre as Amazonas a serem contos fictícios ". (Diodorus Siculus, ii. 46).

Morte de Pentesileia[editar | editar código-fonte]

Segundo a maioria das histórias Pentesileia foi morta por Aquiles ", que se apaixonou por ela após a morte da Amazona e matou Tersites por zombar dele".

Segundo a tragédia Pentesiléia, de Heinrich von Kleist, que encontra-se traduzida para o português por Roberto Machado e Robert Weisshaupt, assim como publicado na internet, foi Pentesiléia quem matou Aquiles, e se matou logo após, pois eles se amaram.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Hipólita
Rainha das Amazonas
Sucedido por
Antianara