People meter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

People meter, medidor de pessoas (tradução livre) ou medidor de audiências, é um dispositivo desenvolvido pela empresa Audits of Great Britain que permite medir passivamente a audiência dos canais de TV ou rádio.[1]


Funcionamento[editar | editar código-fonte]

Um codificador de áudio ou vídeo é instalado na emissora ou na rede cabo, e emite um sinal especial dentro do sinal de vídeo e áudio da emissora. Na casa do espectador, com a devida autorização do mesmo, outro dispositivo é instalado criando uma comunicação para o envio de uma série de informações, tais como: Frequência do canal, hora em que foi sintonizado/dessintonizado, hora em que a TV foi desligada, entre outros. Essas informações permitem à empresa gerar uma tabela informativa para analisar as audiências.

Esse aparelho é usado há pouco mais de 20 anos para medir o hábito dos telespectadores pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), empresa que domina as pesquisas na área.

Na Grande São Paulo, os dados do Peoplemeter são transmitidos por ondas de rádio para a sede do Ibope, e a audiência na TV é calculada em tempo real, o resultado é disponibilizado quase simultaneamente aos clientes pela Internet.

Em outras cidades, as informações são coletadas uma vez por dia, por telefone, e divulgadas aos clientes no dia seguinte, após aproximadamente 30 minutos da computação dos dados.

No total, o Ibope utiliza cerca de 6.000 Peoplemeters, que estão instalados em mais de 3.500 domicílios e atingem aproximadamente 14 mil pessoas de nove regiões do país.


Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.