Pepe Aguilar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Pepe Aguilar (San Antonio, Texas, 1968)[1] , é um cantor de música rancheira nascido nos EUA, filho de pais cantores mexicanos.

Seu pai, Antônio Aguilar, durante um momento difícil de sua carreira, viajava por diversos países da América Latina, Porto Rico e Estados Unidos da América, onde Pepe nasceu. Com o êxito de seu pai, Pepe assistia aos concertos dele e periodicamente cantava com seu pai nos palcos ao vivo. Como adolescente, Aguilar era um aficionado pela música rock, ao ponto de fundar sua própria banda, chamada “Equs”. A banda não durou muito tempo, sem ao menos realizar seu primeiro CD.

Em 1990, Aguilar lançou sua carreira solo com o álbum, Drums with Pepe Aguilar (“Pepe Aguilar com Conga”). Com o álbum, ganhou certa fama no México e América Latina. Em 1998, Aguilar lançou o disco "Por Mujeres Como Tu", o qual permaneceu na lista Billboard por 52 semanas chegou a vender dois milhões de cópias ao redor do mundo. Billboard lhe concedeu um prêmio a Aguilar por lancar a “pista latina quente do ano” de 1998. Em 2000, Aguilar lançou o álbum "Debido A Una Mujer Hermosa", vencedor de um Grammy latino. Aguilar foi nomeado para os prêmios Grammys em um total de nove vezes. Também foi nomeado para outros prêmios em várias ocasiões. Em 2002, Aguilar foi o primeiro cantor mexicano a cantar no lendário Hollywood Bowl de Los Ángeles, California. Também foi o primeiro hispano a cantar no teatro Kodac de Los Ángeles. Em 15 de setembro de 2003, celebrou o dia da Independência do México, recibendo as chaves (simbólicas) da cidade de Los Angeles, como anteriormente as havia recibido seu pai. Um número estimado de 20.000 pessoas asistiram a cerimônia.

Referências

  1. Biography - Pepe Aguilar (em inglês) allmusic. Visitado em 10 de Março de 2011.