Peppino De Filippo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Peppino De Filippo
Liliana Bonfatti e De Filippo em Non è vero... ma ci credo
Nascimento 24 de agosto de 1903
Nápoles,  Itália
Morte 27 de janeiro de 1980 (76 anos)
Roma, Itália
Ocupação Ator
IMDb: (inglês)

Giuseppe De Filippo, conhecido por Peppino De Filippo (Nápoles, 24 de agosto, 1903 - Roma, 27 de janeiro de 1980), foi um ator, comediante e dramaturgo italiano. É considerado como um dos maiores atores cómicos italianos da sua época. Ao lado de Totò participou em alguns dos maiores sucessos do cinema dos anos cinquenta e sessenta do século XX.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho ilegítimo do dramaturgo Eduardo Scarpetta e de Luisa De Filippo, irmão de Eduardo De Filippo e de Titina De Filippo, entrou pela primeira vez em palco aos seis anos de idade.

Depois de passar por várias companhias, formou com os irmãos a Compagnia Teatro Umoristico: i De Filippo, em 1931, tendo feito um extraordinário sucesso de público e de crítica, enchendo os teatros onde actuavam.

Mas em 1944 problemas com o irmão forçam-no a abandonar a companhia. Esta separação permite-lhe conseguir o seu próprio estilo como autor, distinguindo-o claramente de Eduardo. As comédias de Peppino são geralmente mais leves e brilhantes.

Peppino mostrará repetidamente a sua versatilidade como actor de teatro, cinema e televisão. A sua parceria com Totò granjeou grande sucesso, em filmes como , Totò, Peppino e la malafemmina, Totò, Peppino e i fuorilegge e La banda degli onesti. Trabalhou também com Federico Fellini (Boccaccio 70) e com Alberto Lattuada.

Na televisão criou o famoso personagem Gaetano Pappagone, no programa "Canzonissima" (1966-67), entre muitos outros.

Casou três vezes e da sua primeira mulher, Adele Carloni, teve um filho, Luigi De Filippo, também um actor de sucesso.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  • Salvatore Tolino, Mostra storica permanente della Poesia, del Teatro e della Canzone Napoletana, Istituto Grafico Editoriale Italiano, 1999
  • Peppino De Filippo e la comicità nel Novecento, a cura di Pasquale Sabbatino e Giuseppina Scognamiglio, Napoli, Edizioni Scientifiche Italiane, 2005, ISBN 88-495-1058-6
  • Per Peppino De Filippo attore e autore, a cura di Pasquale Sabbatino e Giuseppina Scognamiglio, Napoli, Edizioni Scientifiche Italiane, 2010, ISBN 978-88-495-1792-7

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.