Pequenos Guerreiros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pequenos Guerreiros
Small Soldiers
 Estados Unidos
1998 •  cor •  110 min 
Género aventura
Direção Joe Dante
Produção Michael Finnell e Colin Wilson
Roteiro Gavin Scott, Adam Rifkin, Ted Elliott e Terry Rossio
Música Jerry Goldsmith
Cinematografia Jamie Anderson
Efeitos especiais Industrial Light & Magic / Stan Winston Studio
Figurino Carole Brown-James
Edição Marshall Harvey e Michael Thau
Companhia(s) produtora(s) Universal Pictures / Amblin Entertainment / DreamWorks SKG
Distribuição DreamWorks Distribution LLC / UIP
Lançamento Estados Unidos 10 de Julho de 1998
Brasil 2 de Outubro de 1998
Portugal 16 de Outubro de 1998
Idioma inglês

Small Soldiers (br/pt: Pequenos Guerreiros[1][2]) filme de aventura dos Estados Unidos, de 1998, realizado por Joe Dante.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A Globotech é uma empresa que, entre outras atividades, faz armas tecnologicamente avançadas para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Decidida a investir em outros ramos, ela compra a Heartland, uma fábrica de brinquedos. Gil Mars (Denis Leary), o presidente, quer que os desenhistas Larry Benson (Jay Mohr) e Irwin Wayfair (David Cross) façam brinquedos mais realistas, que tenham praticamente vida própria e usem baterias de lítio, sendo que não importa que tenham uma aparência violenta, pois as crianças gostam de deste tipo de bonecos.

Larry Benson já tinha idealizado o Chip Hazard, que precisava ser melhorado e ter inimigos: os Gorgonóides, criaturas idealizadas por Wayfair. Depois de três meses os brinquedos estão prontos e o resultado são figuras de ferozes soldados, o Comando Elite, que foi programado para destruir os Gorgonóides, criaturas que não oferecem nenhum perigo.

Antes de serem distribuídos pelas lojas, Joe (Dick Miller), um entregador da Heartland, deixa alguns destes brinquedos numa loja em Winslow Corners, no Estado de Ohio, cujo proprietário, Stuart Abernathy (Kevin Dunn), só acredita em brinquedos educativos e por isto a loja está quase na falência. À noite o Comando Elite saem de suas caixas e recebe ordem do seu líder, Chip Hazard, para atacar os Gorgonóides. Quando Archer, o líder dos Gorgonóides, começa a comunicar com Alan, que o levou para sua casa, o Comando entende que os humanos são outro inimigo a abater, pois associam-no aos Gorgonóides.

Elenco e vozes[editar | editar código-fonte]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Small Soldiers teve recepção mista por parte da crítica especializada. No Rotten Tomatoes, alcançou uma classificação de 47% em base de 43 avaliações. Tem 44% de aprovação por parte da audiência, usada para calcular a aprovação do público a partir de votos dos usuários do site.[3]

Referências

  1. Pequenos Guerreiros no AdoroCinema
  2. «Pequenos Guerreiros». no CineCartaz (Portugal) 
  3. «Small Soldiers» (em inglês). Rotten Tomatoes. Consultado em 11 de julho de 2014 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.