Pera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Trechos sem fontes poderão ser removidos.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.
Como ler uma caixa taxonómicaPera
Peras

Peras
Classificação científica
Reino: Plantae
Clado: angiospérmicas
Clado: eudicotiledóneas
Clado: rosídeas
Ordem: Rosales
Família: Rosaceae
Subfamília: Maloideae ou Pyreae
Género: Pyrus
Espécies
Ver texto
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies
Exemplo de pera de coloração amarela

A pera (pré-AO 1990: pêra) é o fruto comestível da pereira, uma árvore do género Pyrus L., família Rosaceae, e uma das mais importantes frutas de regiões temperadas.

Conteúdo vitamínico[editar | editar código-fonte]

  • Possui quantidades razoáveis de vitaminas B1, B2 e Niacina ou B3, todas do Complexo B, que regulam o sistema nervoso e o aparelho digestivo que fortifica o músculo cardíaco essenciais ao crescimento, evitam a queda dos cabelos e sanam alguns problemas de pele.
  • É muito apreciada por suas propriedades nutritivas e pelo delicado sabor. Ideal para regimes, devido ao seu baixo valor calórico (cerca de 53 calorias por cada cem gramas de fruto). Usada em regimes alimentares, devido a sua leveza e textura e de fácil absorção pelo organismo e tratamentos cardíacos, é um bom complemento alimentício, tanto na formação dos ossos, dentes e sangue como mantêm o equilíbrio interno e o vigor do sistema nervoso.
  • Tem muitas fibras, por isso é boa também contra a prisão de ventre, inflamação do intestino e bexiga.

Forma de consumo[editar | editar código-fonte]

É excelente no preparo de sobremesas, tortas, compotas, cremes, geleias, sorvetes. Largamente apreciada no acompanhamento de queijos picantes e de sabor forte. Quando comidas sozinhas, é costume português pôr açúcar e comer as peras doces.

Para não escurecer depois de cortada, pode ser respingada com limão.

Como comprar[editar | editar código-fonte]

De preferência é bom comprar durante o mês de janeiro, pois é encontrada a preços mais em conta. Mas existe pera importada de fevereiro a setembro.

Por requerer um clima quente para produzir fruto, já que as pereiras não são tão resistentes ao frio como as macieiras, o melhor mês realmente para encontrá-las no comércio é sempre no começo do ano, porém estendendo-se até setembro.

Como as maçãs, a fruta da pera é um pomo. Há milhares de variedades domésticas de pera. Em áreas tropicais, a palavra pera pode também ser utilizada para denominar abacate (Persea americana), fruto que não tem parentesco com as verdadeiras peras.

Espécies[editar | editar código-fonte]

Composição nutricional[editar | editar código-fonte]

Cada 100 gramas: Água 85 %, Calorias 53 (Kcal), Proteína 0,6 (g), Carboidratos 14 (g), Fibra Alimentar 3,0 (g), Cálcio 8 (mg) Vitamina C 2,8 (mg), Potássio 116 (mg), Fósforo 12 (mg).[1]

Classificação do gênero[editar | editar código-fonte]

Sistema Classificação Referência
Linné Classe Icosandria, ordem Pentagynia Species plantarum (1753)

Variedades[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]