Perdiz-cinzenta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPerdiz-cinzenta
Perdiz-cinzenta.

Perdiz-cinzenta.
Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Galliformes
Família: Phasianidae
Género: Perdix
Espécie: P. perdix
Nome binomial
Perdix perdix
Lineu, 1758
Verbreitungskarte Rebhuhn.jpg

A perdiz-cinzenta (Perdix perdix) 1 é uma ave cinegética da família Phasianidae (faisões), da ordem Galliformes ou galináceos. No Norte de Portugal e na Galiza também é conhecida por charrela.

É a espécie mais comum da sua família e existe da Europa até à Ásia, estando presente no Norte da Península Ibérica. Completamente terrestre, pode ser avistada em terreno aberto, especialmente em campos cultivados onde existam sebes. Tem a cabeça cor-de-laranja e o corpo castanho acinzentado. Ao levantar-se, mostra uma grande cauda ferrugínea. Os machos apresentam uma mancha ventral escura acastanhada; as fêmeas, uma mancha de cor igual, mas geralmente mais pequena.

Outrora presente nalgumas serras do extremo norte de Portugal, foi dada como extinta no território nacional desde data incerta de finais do século XX. Todavia, pelo menos até à década de 1990, os serviços florestais largavam alguns indivíduos na zona do Barroso e Bragança. Subsistem ainda algumas populações nas serras galegas a norte da Serra de Montesinho, nomeadamente nas proximidades de Sanábria (província espanhola de Samora ou Zamora). Na primavera de 2013, uma equipa do programa «Vida Animal», da RTP (Rádio e Televisão de Portugal), afirma ter detetado oito indivíduos (possivelmente quatro casais) em serranias de Trás-os-Montes 2 .

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências