Pereira Barreto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município da Estância Turística de Pereira Barreto
Entrada da Cidade

Entrada da Cidade
Bandeira da Estância Turística de Pereira Barreto
Brasão da Estância Turística de Pereira Barreto
Bandeira Brasão
Hino
Aniversário 11 de agosto de 1938 (76 anos)
Fundação Não disponível
Gentílico pereira-barretense
Lema Trabalhando para todos
Prefeito(a) Arnaldo Shigueyuki Enomoto (PSDB)
(2013–2016)
Localização
Localização da Estância Turística de Pereira Barreto
Localização da Estância Turística de Pereira Barreto em São Paulo
Estância Turística de Pereira Barreto está localizado em: Brasil
Estância Turística de Pereira Barreto
Localização da Estância Turística de Pereira Barreto no Brasil
20° 38' 16" S 51° 06' 32" O20° 38' 16" S 51° 06' 32" O
Unidade federativa  São Paulo
Mesorregião Araçatuba IBGE/2008[1]
Microrregião Andradina IBGE/2008[1]
Municípios limítrofes Andradina, Araçatuba, Guaraçaí, Ilha Solteira, Itapura, Mirandópolis, Santo Antônio do Aracanguá, Sud Mennucci e Suzanápolis
Distância até a capital 635 km[2]
Características geográficas
Área 978,884 km² [3]
População 25 742 hab. (SP: 215º) –  População estimada IBGE/2013[4]
Densidade 26,3 hab./km²
Altitude 347 m
Clima tropical Cfa
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,766 alto PNUD/2010[5]
PIB R$ 730 207 mil IBGE/2011[6]
PIB per capita R$ 29 258,59 IBGE/2011[6]
Página oficial
Prefeitura www.pereirabarreto.sp.gov.br

Pereira Barreto é um município brasileiro do estado de São Paulo. Fundado oficialmente em 11 de agosto de 1928, Localiza-se a uma latitude 20º38'18" sul e a uma longitude 51º06'33" oeste, estando a uma altitude de 347 metros. Sua população estimada em 2013[4] era de 25.742 habitantes.

Estância turística[editar | editar código-fonte]

Pereira Barreto é um dos 67 municípios paulistas [7] considerados estâncias turísticas pelo governo do Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

Pontos Turísticos[editar | editar código-fonte]

A cidade conta com diversos pontos Turísticos, dentre os destaques estão a Praia Municipal Pôr-do-sol,Relógio de Quatro Faces (Relojão), Canal de Pereira Barreto, Espaço da melhor Idade, Praça Carlos Kato, GO-JU-NO-TO, Praça da Bandeira Comendador Jorge Tanaka.

Relógio de Quatro Faces (Relojão)[editar | editar código-fonte]

O relógio de quatro faces mais conhecido pela população da cidade como Relojão é uma marco da imigração japonesa na cidade, o monumento fica localizado no centro da cidade na confluência das ruas Cozo Taguchi e Fauzi Kassim.

Foi construído pelo Srº Risaburo Murai, no ano de 1958, pela ocasião da comemoração do 30º Aniversário de Fundação da cidade.

Canal de Pereira Barreto o 2º Maior Canal Artificial do Mundo[editar | editar código-fonte]

Canal de Pereira Barreto.

O Canal Pereira Barreto, com 9.600 m de comprimento é considerado o segundo maior canal artificial do mundo [8] e interliga os reservatórios de Ilha Solteira e Três Irmãos, propiciando a operação energética integrada dos dois aproveitamentos hidrelétricos.

O Canal interliga duas Bacias hidrográficas, a do Rio Tietê e a do Rio Paraná, através do Rio São José dos Dourados, permitindo além da navegação no Tramo Norte da Hidrovia Tietê-Paraná, interliga os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás, possui peculiaridades e objetivos definidos, pois é o primeiro Canal da América do Sul com características hidroviárias, sendo uma via navegável até a cidade de Simão - MG.

A construção deste Canal foi iniciada em Julho de 1.980, constituindo hoje parte fundamental do Sistema Hidroviário Tietê-Paraná, interligando os dois grandes rios.

Uma das mais importantes vias de transporte fluvial do Brasil, a hidrovia Tietê-Paraná, idealizada para viabilizar a integração comercial por navegação entre os estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e o Mercosul só está viabilizado graças à interligação dos Rios Tietê e São Jose dos Dourados no Município de Pereira Barreto.

Espaço da melhor idade[editar | editar código-fonte]

Espaço da melhor idade na Estância Turística de Pereira Barreto.

A praça é um espaço adequado e aconchegante com equipamentos de ginástica e dispositivos rústicos para atender bem as pessoas da melhor idade e a população em geral.

Foi inaugurado no dia 19 de Março de 2011 [9] .

Praça Carlos Kato[editar | editar código-fonte]

Praça Carlos Kato na Estância Turística de Pereira Barreto.

O local é visitado diariamente por ter características orientais que são um dos seus maiores atrativos e, é um ponto de encontro da comunidade de Pereira Barreto, sua fonte conta com uma estrela de seis pontas.

Fica localizada entre as Ruas Dr. Dermival Franceschi, Francisco Paschoal Netto e Cyro Maia, e foi inaugurada no ano de 1968.

GO-JU-NO-TO[editar | editar código-fonte]

GO-JU-NO-TO na Estância Turística de Pereira Barreto.

Localizada na Praça da Bandeira, construído pelo Sr. Hisaburo Murai (colônia japonesa), foi inaugurado no dia 20/09/1.958. Representa um Templo de Madeira onde os Chefes Samurais (membros do Governo Japonês), guardavam suas jóias e livros sagrados. Devido a sua estrutura e durabilidade, serve até hoje de estudo para construções modernas.

Originária do Japão à partir do ano 706 (século VIII). Também a religião budista costumava guardar os trabalhos de arte tradicional Recentemente a obra foi restaurada pelo Srº Alcides Murai, neto do Srº Hisaburo com quem aprendeu o ofício de escultor e paisagismo.

Usina Hidrelétrica Três Irmãos[editar | editar código-fonte]

Foi Inaugurada no dia 12 de março de 1991 e é a 5º maior usina da CESP em potência já instalada.

Sua construção teve inicio em Julho de 1980, a obra contou com total implantação do canteiro de serviços, da travessia de 630 metros sobre o Rio Tietê e dos acessos asfaltados as cidades de Pereira Barreto, Ilha Solteira e Andradina.

A Usina Três Irmãos é a maior usina construída no Rio Tietê [10] e está localizada em Pereira Barreto (SP), a 28 km da confluência com o Rio Paraná.

Possui cinco unidades geradoras com turbinas Francis e potência instalada de 807,50 MW. A primeira unidade geradora entrou em operação em novembro de 1993 e a quinta, em janeiro de 1999.

Sua barragem tem 3.640 m de comprimento e seu reservatório mede 785 km2. Possui duas eclusas para navegação.

História[editar | editar código-fonte]

Origem do Nome[editar | editar código-fonte]

Recebe o nome em homenagem ao médico e político : Luís Pereira Barreto (1840-1923).

Fundação[editar | editar código-fonte]

Pereira Barreto foi fundada por colonos imigrantes japoneses que iniciaram o trabalho na lavoura. Por isso, quando o município ainda era um distrito, recebeu o nome de Novo Oriente.

A região onde se localiza atualmente o município de Pereira Barreto fazia parte de uma fazenda federal, onde, em 1858, foi criada uma colônia militar com o nome de “Estabelecimento Naval de Itapura", em virtude de estar situada justamente no salto de Itapura, no rio Tietê. Havia nessa região, naquela época pertencente ao município de São José do Rio Preto, um povoado situado à margem do rio Tietê, chamado Itapura, que foi elevado a distrito em 1909. Parte desse território, inclusive, foi desmembrado e incorporado ao distrito de Penápolis, em 1910. Era proprietário das terras do povoado de Itapura o Coronel Jonas Alves de Mello, que então já havia vendido grande parte dessa propriedade a vários imigrantes japoneses.

Pereira Barreto foi fundada oficialmente, em 11 de agosto de 1928, com o nome de Novo Oriente, quando a Sociedade Colonizadora do Brasil Ltda. adquiriu parte das terras do povoado de Itapura, a fim de receber imigrantes japoneses que vieram para o Brasil, naquela época, trabalhar na lavoura. As terras então já pertenciam, pela Lei n.º 2008, de 23 de dezembro de 1924, ao município de Monte Aprazível. As terras então adquiridas pela Sociedade Colonizadora eram banhadas por grandes rios, como o Tietê e o Paraná, o que as tornavam apropriadas para a lavoura, que, em pouco tempo, tornou viável o rápido progresso da região.

Em 1938, o então distrito de Novo Oriente foi elevado à categoria de município, pelo Decreto  n.o 9.775, de 30 de novembro de 1938, e recebeu então o nome de Pereira Barreto, em homenagem ao médico e político brasileiro  Dr. Luiz Pereira Barreto(1840-1923).

Pereira Barreto ainda guarda fortes traços de seus fundadores, os imigrantes japoneses, que podem ser facilmente observados na cozinha, nos costumes e nos monumentos públicos da cidade. Posteriormente, vieram para cá, também imigrantes italianos, espanhóis, portugueses, sírios, libaneses e muitos brasileiros vindos de várias regiões do País, principalmente do Nordeste. Com o passar dos anos, a população de descendentes de japoneses foi se reduzindo. Alguns se mudaram para outras cidades; outros fizeram o caminho inverso dos seus antepassados: foram trabalhar no Japão. Alguns desses, inclusive, até fixaram residência definitiva naquele país. Essa pequena “diáspora”, no entanto, não fez com que as marcas da influência dos japoneses em Pereira Barreto desaparecessem.

História Recente[editar | editar código-fonte]

Em 1990, a cidade transformou-se quase em uma ilha fluvial, em decorrência da formação do lago da hidrelétrica de Três Irmãos, no rio Tietê. Pereira Barreto, que até então era uma cidade de tradições agropecuárias, perdeu a maior parte de suas terras agricultáveis.

No entanto, passou a ter, em decorrência das transformações geofísicas, um enorme potencial turístico a ser explorado.

A antiga ponte pênsil “Novo Oriente”, construída pelos colonizadores, no início da década de 30, foi, também em 30 de outubro de 1990[11] , totalmente submersa pelas águas do lago de Três Irmãos. Hoje, ainda é possível observa-la por meio de mergulho, utilizando-se, para isso, equipamentos adequados. No lugar desta, foi construída uma nova ponte pênsil com o mesmo nome, localizada um pouco mais distante da área da antiga ponte.

Em 1991, o então distrito de Ilha Solteira é desmembrado de Pereira Barreto, sendo elevado à município, gerando, na época, uma crise na economia da cidade.




Política[editar | editar código-fonte]

Na atual gestão 2013/2016 a cidade conta com 11 vereadores. [12]

Administração[editar | editar código-fonte]

Prefeito Vice-prefeito
Arnaldo Shigueyuki Enomoto (PSDB) Marialba da Glória Garcia Carneiro (PSDB) [13]
Vereadores de Pereira Barreto da Gestão 2013/2016 - 16ª Legislatura [14]
Nome Partido
Ademilson Rodrigues dos Santos (Fi da Oficina) PRB
Arnaldo Pedroso Coelho PT
Carlos Alberto de Almeida Salles (Carlão da Água) PRB
Eli Silva Milanezi PSD
João José Soares Filho (Salomé) PR
Laerte Venâncio Alves PR
José Tereza PSB
Mario Leati Pelais (Marião do Banespa) PT
Sandro Henrique dos Santos PR
Sidnei Costa (Soró) PRB
Valdomiro Toneti Junior (Professor Duno) PRB
Em negrito está o presidente da câmara

Eventos[editar | editar código-fonte]

Carnapraia[editar | editar código-fonte]

Tradicionalmente realizado na Praia Por-do-sol é o carnaval oficial da cidade, no ano de 2014 foi realizado sua 10ª edição.[15]

Juninão[editar | editar código-fonte]

A festa Junina é realizada todos os anos na Praça da Bandeira (Comendador Jorge Tanaka),com barracas tipicas, comida e concurso de quadrilha.

Festival de MPB[editar | editar código-fonte]

O evento é um dos melhores festivais do Brasil[16] e é realizado tradicionalmente no mês de Maio com a participação de grandes artistas de todas as regiões do país, no ano de 2014 foi realizado no mês de Maio a sua 15ª edição e o show de encerramento seria do cantor Jair Rodrigues que veio a falecer uma semana antes do evento[17] , desse modo seus filhos Luciana Mello e Jair Oliveira subsistiram o pai no evento[18] .

Bon-O-dori[editar | editar código-fonte]

O Bon Odori teve origem no Japão, entre os lavradores da zona rural. É uma festa que encerra gratidão e reconhecimento pela safra abundante e é realizada em memória de ancetrais japoneses que lutaram no campo. Ela foi trazida ao Brasil pelos imigrantes e é realizado em Pereira Barreto tradicionalmente no último fim-de-semana de Julho. A dança consiste em dar voltas ao redor do palanque onde ficam os taikos, sendo a percussão o único som. Um círculo de japonesas, vestidas a caráter, realizam movimentos delicados e simples com cinco gestos básicos: colher, ceifar, semear, agradecer e festejar. A festa é realizada na véspera do aniversário da cidade, no ACEP próximo as margens do rio Tietê, que é enfeitado caracteristicamente, sendo colocadas também barracas com comida típica.

FIAP (Feira Industrial e Agropecuária Pereirabarretense)[editar | editar código-fonte]

A FIAP, é realizada todos os anos na semana do aniversário de Pereira Barreto. Este evento reúne atrações dos mais diversos tipos, shows de bandas e duplas sertanejas famosas. A exposição conta também com o Rodeio (festa do Peão) com apresentação dos peões famosos no Brasil e premiação.No ano de 2014 foi realizada a 43ª edição da Festa do Peão, juntamente foi realizada a 37ª edição da Feira com parque de diversões, exposição de artesanato local e barraquinhas com os mais variados tipos de comidas e lanches.

Concurso Interestadual de Bandas (CIFABAN)[editar | editar código-fonte]

Realizado em virtude os festejos de aniversário da cidade, é importante concurso no cenário nacional com a participação de grandes bandas de todo o país, no ano de 2013 foi realizada a sua 4ª edição.

Torneio de Pesca ao Tucunaré[editar | editar código-fonte]

O torneio de pesca promove o lazer e a confraternização entre os amantes da pesca esportiva, conscientiza os turistas e a comunidade sobre a necessidade de conviver em harmonia com todo eco-sistema e da preservação do meio ambiente. No torneio de pesca existem leis que normalizam a pesca amadora, visando principalmente o combate do uso de materiais e atitudes poluentes e predatórias. É realizado tradicionalmente no mês de Setembro e neste ano teve a sua 8ª edição.

Circuito de Natação em Águas Abertas[editar | editar código-fonte]

Tradicionalmente realizado no mês de Dezembro, o circuito atraí diversos competidores e espectadores,a prova acontece no lago da represa Três Irmãos na Praia Municipal Pôr-do-sol com grande premiação em dinheiro.

Réveillon[editar | editar código-fonte]

Realizado tradicionalmente na Praia Municipal Pôr-do-sol atraí milhares de pessoas de toda a região para celebrar o ano novo com grandiosa queima de fogos e shows.[19]

Geografia[editar | editar código-fonte]

Possui uma área de 979,960 km².

Demografia[editar | editar código-fonte]

Dados do Censo - 2010

População Total: 24.959

  • Urbana: 23.235
  • Rural: 1.724
  • Homens: 12.270
  • Mulheres: 12.689

Densidade demográfica (hab./km²): 25,49

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 13,20

Expectativa de vida (anos): 72,71

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 1,98

Taxa de Alfabetização: 88,37%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,788

  • IDH-M Renda: 0,699
  • IDH-M Longevidade: 0,795
  • IDH-M Educação: 0,871

(Fonte: IPEADATA)

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

Transporte[editar | editar código-fonte]

  • Hidrovia Tietê

Rodovias[editar | editar código-fonte]

Comunicações e Imprensa[editar | editar código-fonte]

Emissoras de rádio[editar | editar código-fonte]

Em Pereira Barreto há três (3) emissoras de rádio:

  • Rádio Cidade (AM) - 690 Khz
  • Rádio Veneza Paulista - Clube FM - 97,1 Mhz
  • Rádio 104 (comunitária) (FM) - 104,9 Mhz

Emissoras de Televisão[editar | editar código-fonte]

Pereira Barreto recebe, em sinal aberto local, analógico, sete (7) canais de TV:

Além disso, uma parcela significativa dos lares pereira-barretenses é servida por sistemas de recepção de TV via satélite, analógicos e digitais, gratuitos e pagos (SKY, Claro TV, Nossa TV, Vivo TV, Oi TV, etc.).

Internet[editar | editar código-fonte]

Pereira Barreto tem acesso à Internet por provedores via rádio, via conexão ADSL (Speedy, da operadora VIVO (ex-Telefonica). Pereira Barreto tem acesso à Internet móvel em alta velocidade (3G), pelas operadoras VIVO e CLARO e (2G) pela TIM e pela OI.

Jornais e Revistas[editar | editar código-fonte]

Pereira Barreto tem um jornal diário, chamado '''Diário Regional''', pertencente do grupo Diário de Fato e Jornal A semana e uma revista de circulação mensal, chamada Ágape.

Telefonia[editar | editar código-fonte]

Pereira Barreto é servida por telefonia fixa pela Vivo S.A.. Na telefonia móvel, Pereira Barreto é servida pelas operadoras VIVO, CLARO, TIM e OI.


Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. Distâncias entre a cidade de São Paulo e todas as cidades do interior paulista. Página visitada em 26 de janeiro de 2011.
  3. IBGE. Área territorial oficial. Página visitada em 22 abril. 2014.
  4. a b IBGE Site IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de setembro de 2013). Página visitada em 29 de setembro de 2013.
  5. Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013 Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2013). Página visitada em 22 de abril de 2014.
  6. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 22 abr. 2014.
  7. Estâncias Portal do Governo do Estado de São Paulo. Portal do Governo do Estado de São Paulo (27 de setembro de 2012). Página visitada em 27 de setembro de 2012.
  8. 11ª edição da travessia no canal de Pereira Barreto será domingo Jornal Folha da Região. Folha da Região (6 de dezembro de 2008). Página visitada em 27 de setembro de 2012.
  9. Praça da melhor idade “Professor Mendo Amaral de Almeida Prado” foi inaugurada no sábado (19) Portal Prefeitura de Pereira Barreto. Portal Prefeitura de Pereira Barreto (21 de março de 2011). Página visitada em 27 de setembro de 2012.
  10. Usina Hidrelétrica Três Irmãos Portal da Cesp. Portal da Cesp (26 de setembro de 2012). Página visitada em 26 de setembro de 2012.
  11. Nossa História Nossa História. Portal Prefeitura Municipal de Pereira Barreto (01 de janeiro de 2013). Página visitada em 20 de agosto de 2014.
  12. 16º Legislatura Portal Câmara Municipal de Pereira Barreto. Portal Câmara Municipal de Pereira Barreto (01 de janeiro de 2013). Página visitada em 20 de agosto de 2014.
  13. Secretarias Portal Prefeitura de Pereira Barreto. Portal Prefeitura de Pereira Barreto (01 de janeiro de 2013). Página visitada em 01 de janeiro de 2013.
  14. 16ª Legislatura Portal do Jornal Estadão. Portal do Jornal Estadão (01 de janeiro de 2013). Página visitada em 01 de janeiro de 2013.
  15. http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2014/02/carnaval-2014-veja-programacao-na-regiao-de-aracatuba-sp.html
  16. Festival de MPB de Pereira Barreto Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto. Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto (22 de abril de 2014). Página visitada em 22 de abril de 2014.
  17. http://g1.globo.com/sao-paulo/musica/noticia/2014/05/morre-o-cantor-jair-rodrigues-aos-75-anos-diz-assessoria.html
  18. http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2014/05/filhos-fazem-tributo-jair-rodrigues-neste-domingo-18-em-cacapava-sp.html
  19. http://www.pereirabarreto.sp.gov.br/noticias/10-prefeitura/3178-virada-de-ano-mais-uma-vez-foi-celebrada-na-praia-municipal.html

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.