Peres (sobrenome)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Brasão da Familia Peres Brasão tradicional da Familia Peres

Peres ou Pérez (em castelhano) é um sobrenome originário das regiões históricas de Astúrias e Galiza, sendo amplamente conhecido desde a era visigótica.

O sufixo "-es" ou "-ez" denota a origem patronímica como "filho de" Pero/Pedro.

O sobrenome popularizou-se pela Península Ibérica quando Vímara Peres, um galego (filho de Pero) foi enviado pelo rei Afonso III das Astúrias ao Vale do Douro para combater os mouros invasores, tendo posteriormente estabelecido o primeiro condado de Portugal, o Condado Portucalense.

Variações[editar | editar código-fonte]

São conhecidas diversas variações deste sobrenome, principalmente com o advento das imigrações que vieram a modificar a forma original da grafia, entre elas: Péres, Pérez, Perez, Pétrez, Petrez, Pedrez, Pires.

Brasão[editar | editar código-fonte]

O brasão da família espanhola Peres possui as cores ouro e vermelho, que remontam o passado de riquezas e tradições da família, enquanto a cruz florenciada remete à alta nobreza galega.

A flor-de-lis possui um significado tríplice, sendo , Sabedoria e Cavalaria.

Desambiguação[editar | editar código-fonte]

Não confundir com a familia de origem hebraica citada na bíblia, também conhecida como Peretz, Perez e Peres.

Não existem documentos históricos conhecidos quaisquer comprovando semelhanças ou conexões entre a família de origem espanhola e a hebraica.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]