Periastro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ponto da órbita de um astro em que ele se encontra o mais próximo de outro astro em torno do qual gravita.

Periastro é o ponto da órbita de um corpo celeste ou de uma nave espacial, em que ele se encontra mais próximo do astro em torno do qual gravita.[1]

Comumentemente as naves espaciais giram em torno dos corpos celestes em órbitas elípticas e elas sempre apresentam um ponto de maior aproximação que é denominado de periastro.

Se estiver se referindo a um planeta do Sistema Solar que orbita em torno do Sol, neste caso este ponto recebe o nome específico de periélio.

Quando o corpo celeste apresenta atmosfera é importante que o periastro seja grande o suficiente, para que a nave espacial não se friccione na atmosfera, pois pode sofrer danos ou mesmo ser destruída.

Em alguns casos esta mesma fricção é utilizada para diminuir a velocidade de uma sonda. Planetas como Vênus e Marte já receberam sondas da Terra, onde foi necessário fazer o uso de aerofrenagem, quando a sonda passava pela região de seu periastro, a fim de diminuir sua velocidade de inserção no planeta e ajustar a sua órbita, para uma orbitação mais compatível para as pesquisas científicas.

Certas sondas que apresentam órbitas muito elípticas fazem no seu periastro, pesquisas da alta atmosfera e do campo magnético, quando eles existem, do astro que orbitam.

Mesmo quando uma nave espacial orbita um planeta em uma trajetória quase circular, o planeta costuma ter seu diâmetro maior no equador do que nos polos. Se a nave espacial não apresenta uma órbita equatorial ou geocêntrica, o seu periastro fica na região do equador do astro e pode ter um valor significativamente diferente que a sua altura de orbitação média, principalmente se for uma sonda que órbita em baixa-altitude.

Nomenclatura[editar | editar código-fonte]

Abaixo uma tabela onde o termo periastro sofre variação de acordo com o corpo celeste referencial.

Corpo celeste Máxima aproximação Máximo afastamento
Qualquer Periastro Apoastro
Sol Periélio Afélio
Terra Perigeu Apogeu
Lua Periselene/Perilúnio Aposelene/Apolúnio
Júpiter Perizene Apozene
Saturno Perikrone Apokrone

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Mourão, Ronaldo Rogério de Freitas (1995). Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. p. 631. ISBN 8520906664