Periférico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Periféricos são aparelhos ou placas que enviam ou recebem informações do computador. Na informática, o termo "periférico" aplica-se a qualquer equipamento ou acessório que seja ligado à CPU (unidade central de processamento), ou, num sentido mais amplo, ao computador. O primeiro Periférico criado foi por um cientista chamado Philipe Brusk .Os exemplos de periféricos sao: impressoras, digitalizadores, leitores e ou gravadores de CDs e DVDs, leitores de cartões e disquetes, mouses, teclados, câmeras de vídeo, entre outros.

Cada periférico tem a sua função definida, desempenhada ao enviar tarefas ao computador, de acordo com sua função periférica.

Exemplos de periféricos[editar | editar código-fonte]

  1. Existem vários tipos de periféricos:
  • De entrada: basicamente enviam informação para o computador (teclado, mouse, joystick, digitalizador);
  • De saída:transmitem informação do computador para o utilizador (monitor, impressora, caixa de som);
  • De processamento: processam a informação que a máquina (unidade central de processamento) enviou;
  • De entrada e saída (ou mistos): enviam/recebem informação para/do computador (monitor touchscreen, drive de DVD, modem). Muitos destes periféricos dependem de uma placa específica: no caso das caixas de som, a placa de som.
  • De armazenamento: armazenam informações do computador e para o mesmo (pen drive, disco rígido, cartão de memória, etc).
  • Externos: equipamentos que são adicionados a um periférico, equipamentos a parte que dão e/ou levam dados, coisas que se conectam ao disco.

Outros ficheiros são adicionados ao processador através de cabos próprios: é o caso da Internet, com placa de rede ou router;j