Peripheral Component Interconnect

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde junho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Slots PCI em uma placa-mãe

PCI (Peripheral Component Interconnect — Interconector de Componentes Periféricos) é um barramento para conectar periféricos em computadores baseados na arquitetura IBM PC.

Criado pela Intel em junho de 1992, quando desenvolvia o processador Pentium, substitui o ISA, que não atendia mais a demanda de largura de banda dos dispositivos. Transfere 32 bits ou 64 bits a frequências de 33 ou 66 MHz, oferecendo taxas de transferência suficientes para uma grande variedade de dispositivos. Configura IRQ, DMA e I/O do dispositivo automaticamente (Plug and Play). É compartilhado por todos os periféricos conectados, limitado a cinco tipos compartilhando o mesmo barramento.

Aplicações[editar | editar código-fonte]

Diversos dispositivos utilizam o barramento PCI como interface de comunicação com o computador: placas de vídeo antigas, de rede, de áudio, modems, controladoras de E/S, adaptadores seriais (inclusive USB) e paralelos.

Velocidade[editar | editar código-fonte]

O barramento PCI trabalha com diversas configurações de freqüência e largura, sendo mais comum operar a 33MHz transferindo 32 bits. Outras configurações eram mais usadas em servidores.

Diferentes configurações do barramento PCI:

Largura (bits) Freqüência (MHz) Taxa de transferência (MiB/s)
32 33 132
64 33 264
64 66 528
Placa de porta paralela tipo PCI

PCI-X (Peripheral component interconnect extended)[editar | editar código-fonte]

O barramento PCI-X é uma evolução compatível do PCI de 64 bits, com aumento na largura de banda pelo aumento da freqüência para 100 ou 133 MHz.

Recursos[editar | editar código-fonte]

Plug and Play[editar | editar código-fonte]

Configuração automática do periférico, evitando a configuração manual de IRQ, DMA e I/O, prevenindo conflitos por erros de configuração e facilitando a instalação de dispositivos PCI.

Bus mastering[editar | editar código-fonte]

Semelhante ao DMA, permite que os dispositivos leiam e gravem dados na memória principal do computador sem a intervenção do processador.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre hardware é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.